COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

"Vocês estão dentro de um milagre", diz Liana Ventura na inauguração de nova sede da FAV, fruto de um sonho de três décadas

FAV passa a funcionar num complexo hospitalar com 20 mil metros quadrados de área construída e se torna o maior centro oftalmológico a prestar serviço público na América Latina

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 09/11/2021 às 15:29 | Atualizado em 09/11/2021 às 15:42
Notícia
X

Ao inaugurar, na manhã desta terça-feira (9), a sede própria da Fundação Altino Ventura (FAV), a oftalmologista Liana Ventura, presidente do conselho curador da instituição, trouxe mensagens com muita emoção ao falar sobre a realização de um sonho que durou 35 anos, alcançado após campanhas de arrecadação de recursos e busca de apoio de parceiros nacionais e internacionais. "Vocês fazem parte desta história e deste legado social. Vocês estão dentro de um milagre; esta sede própria é um milagre", disse Liana sobre o novo prédio, que nasceu da soma de generosidade e atitude de milhares de pessoas mundo afora. A edificação, orçada em 30 milhões, fica localizada na Avenida Maurício de Nassau, no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife, ao lado do Centro Especializado em Reabilitação Menina dos Olhos (CER IV).

Leia também: 

Com o novo espaço, a FAV passa a funcionar em um complexo hospitalar com 20 mil metros quadrados de área construída e se torna o maior centro oftalmológico a prestar serviço público na América Latina. "Agora temos capacidade mensal de atendimento para até 70 mil pacientes e até 4 mil cirurgias. São números importantes da saúde pública. O que precisamos é multiplicar isso ao longo de todo o País. Se foi possível fazer em Pernambuco, será possível fazer em todo o Brasil", destacou o presidente do conselho diretor da FAV, Marcelo Ventura, durante a solenidade de inauguração do prédio. 

FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Pacientes ganham espaço amplo para preparo pré-cirúrgico - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

Com sete pavimentos e 15 mil metros quadrados, a edificação conta com centro diagnóstico com 33 salas de exames complementares, setor de exames com 35 consultórios, bloco cirúrgico com 16 salas, centro administrativo, centro de estudos e pesquisas científicas, além de biblioteca e do Memorial Histórico da Fundação Altino Ventura. "Este é um dia histórico para o povo de Pernambuco. É uma conquista importante do Sistema Único de Saúde. É uma conquista da população que mais precisa. Aqui poderemos receber pessoas com acolhimento, com condições necessárias para resolver os problemas que mais precisam", frisou Marcelo.

Ao longo de mais de três décadas, a instituição já realizou mais de 17 milhões de procedimentos médicos e terapêuticos em 1,7 milhão de pacientes na sua sede, no Recife (capital pernambucana), e nas suas unidades de Jaboatão dos Guararapes (Região Metropolitana do Recife), Salgueiro e Serra Talhada, municípios do Sertão. 

Para permanecer com a ampliação do trabalho social e assistencial, a FAV precisa continuar a contar com o apoio de toda a sociedade. "Isso nos ajuda a mobiliar e a terminar de implantar os equipamentos necessários (na nova sede). O que queremos oferecer, para a população, é o que há de melhor na oftalmologia. O prédio esta totalmente pronto, já esta funcional e estamos completamente extasiados porque, depois de 35 anos de sonho, este prédio é uma realidade. Precisamos agora que agora a população entenda que essa obra é do povo e para o povo. Precisamos equipá-las e mantê-la. Para isso, contamos com todos os parceiros e com todo o apoio da sociedade, pois queremos fazer mais pela população que tanto precisa", salientou Liana Ventura. 

Homenagens 

Durante a cerimônia de inauguração, a governadora de Pernambuco em exercício, Luciana Santos, recebeu o prêmio na categoria serviços públicos solidários. "A Fundação Altino Ventura é uma instituição que, há 35 anos, presta serviço com muita competência, eficácia e excelência. E sendo de excelência, precisamos valorizar e prestigiar, porque esse é um serviço de saúde estratégico, ainda mais em uma área tão sensível como a oftalmológica. É um grande desaguadouro, principalmente das pessoas mais carentes", destacou a governadora de Pernambuco em exercício, Luciana Santos, que prestigiou a inauguração da sede própria da FAV. "A fundação é uma grande parceira do Sistema Único de Saúde na assistência oftalmológica. Sem duvida alguma, é a maior referência em alta complexidade em oftalmologia em Pernambuco e uma das maiores instituições do Brasil", complementou o secretário Estadual de Saúde, André Longo.

Também durante a solenidade, o diretor de redação do Jornal do Commercio, Laurindo Ferreira, a diretora de conteúdo jornalístico da TV e Rádio Jornal, Mônica Carvalho, e a colunista social Mirella Martins foram homenageados, na categoria imprensa, com o Prêmio Fundação Altino Ventura: Visão Social 2021, em comemoração aos 35 anos da instituição. O prêmio foi criado para contemplar profissionais, personalidades e autoridades nacionais e estrangeiras, que contribuem para o crescimento dos serviços oferecidos à população através da FAV.

 

Tags

Autor