Escorpião: aumenta o número de casos de picadas; saiba como se proteger
Dados são do Sistema de Informação de Agravos de Notificação
De janeiro a setembro deste ano, Pernambuco registrou 11.308 ocorrências envolvendo acidentes por escorpiões. O quantitativo é 13,5% maior do que o mesmo período de 2020, com 9.959 casos. Os dados são do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e compartilhados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) a pedido da reportagem do JC. É importante a população ficar atenta para tomar os devidos cuidados, a fim de evitar os acidentes por escorpiões.
Leia também:
- Envenenamentos por escorpiões e serpentes estão no topo do ranking dos atendimentos feitos pela assistência toxicológica em Pernambuco
- Escorpião: saiba o que fazer em caso de picada e onde encontrar o soro em PE após o ataque
- Ceatox alerta para os riscos do chumbinho
- Saúde alerta para picadas de escorpião, mais comuns no verão
Além de tomar alguns cuidados com a casa, para evitar a entrada do animal, a população precisa saber que, em casos de acidente, é imprescindível lavar o local da picada apenas com água e sabão e seguir para a unidade de saúde próxima da residência, a fim de se fazer o tratamento para dor local.
Já no primeiro semestre, o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Pernambuco (CIATox-PE) havia registrado aumento de casos envolvendo acidentes decorrentes de picadas por escorpião. Nesse período, no topo do ranking dos atendimentos feitos pelo CIATox, pelo 0800 7226001, despontavam os envenenamentos com animais peçonhentos (escorpiões e serpentes), que totalizaram 992 (45% do total). Desses, 493 envolviam escorpiões.
Leia também:
- Governo do Estado fecha licitação de R$ 112 mil contra 'insetos rasteiros, baratas, escorpiões, ratos e cupins'
- Pernambuco registrou quase mil casos de envenenamentos com escorpiões e serpentes no 1º semestre de 2021
"Mais da metade dos envenenamentos envolvem crianças, que precisam ser encaminhadas para um serviço de referência que disponha do soro antiescorpiônico, onde deverão permanecer em observação por um período de 24 horas e, se necessário, após criteriosa avaliação, será aplicado o soro. A equipe do CIATox informa à população onde buscar o atendimento, além de prestar orientação aos profissionais de saúde sobre o manejo clínico relacionado aos acidentes na faixa etária pediátrica", afirma a coordenadora do CIATox, Lucineide Porto. Ela acrescenta que, para os demais públicos, a indicação é ir ao serviço de saúde próximo de casa para o tratamento dos sintomas que, na maioria das vezes, é a dor local, não sendo indicada a aplicação do soro.
O CIATox é um serviço de teleatendimento que funciona 24 horas, todos os dias da semana, incluindo os fins de semana e feriados. A ligação é gratuita. Com protocolos específicos, o CIATox faz o acompanhamento dos pacientes por meio de evolução clínica diária até a alta médica. Além da assistência aos casos de intoxicações e acidentes por animais peçonhentos, também desenvolve atividades de ensino e pesquisa.
Confira dicas para evitar acidentes por escorpião
- Mantenha ralos de esgotos sempre tampados
- Sacuda as roupas e os calçados antes de usá-los
- Evite guardar entulho e restos de materiais de construção
- Use sempre luvas e botas para fazer a limpeza de quintais e terrenos
Em caso de picada pelo escorpião, fique atento a estas orientações
- Lavar o local da picada com água e sabão
- Não passe nenhum tipo de produto no local
- Para alívio da dor, coloque compressas de água morna no local da picada
- Não faça ingestão de álcool ou querosene
- Não fure o local da picada para tirar o sangue
*Ao procurar atendimento médico, leve, se possível, o escorpião causador do acidente para que ele possa ser identificado