HIV: Pandemia de covid-19 reduz combate à aids, e Pernambuco alerta para menor testagem
Pernambuco já confirmou, neste ano de 2021, 2.178 casos de HIV, 527 de aids e 396 mortes em decorrência de complicações da doença
Nesta Dia Mundial de Luta Contra a Aids (1º), Pernambuco orienta sobre a importância de a população procurar os serviços para afastar a infecção causada pelo vírus HIV ou ter o seu diagnóstico. Dessa forma, é possível ofertar a linha de cuidado necessária, em tempo oportuno e precoce, para o tratamento de cada paciente.
Leia também:
Anvisa aprova novo tratamento para HIV
Presidente da Anvisa desmente Bolsonaro sobre associação entre vacina e aids
"Diversos serviços ambulatoriais tiveram restrições por causa da pandemia da covid-19, e a testagem rápida das infecções sexualmente transmissíveis também sofreu um impacto. Neste Dia Mundial de Luta Contra a Aids, queremos reforçar com a população a importância de fazer o exame, garantindo uma detecção precoce e o tratamento adequado para cada tipo de doença, possibilitando, assim, a quebra da cadeia de transmissão", diz a gerente do Programa Estadual de IST/Aids/Hepatites Virais da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Camila Dantas. Ela destaca que, durante o processo da testagem, são compartilhadas todas as orientações necessárias para cada pessoa, além de garantido todo o sigilo do atendimento. "Os casos positivos também já são encaminhados para dar continuidade à assistência na rede de saúde."
Na campanha deste ano, o programa estadual levanta o lema da #PrevençãoSemPreconceito para trabalhar os estigmas que ainda permeiam a temática. "Quando falamos de preconceito contra o HIV/aids, trazemos uma bagagem de outros preconceitos que são associados às pessoas que vivem com o vírus. Desestigmatizar pessoas que vivem com o HIV/aids é uma estrada na qual seguimos caminhando. Por isso, nossa missão nas ações de testagem, para além do diagnóstico, está em informar sobre a infecção e traçar um plano de prevenção que se adéque às diversas formas de dar e sentir prazer, construindo a melhor maneira para que as relações sexuais sejam mais seguras", reforça.
Além disso, Camila Dantas informa que, comparando os dados do ano de 2019 com 2020, houve uma redução de 28,7% nos casos de HIV e 22,4% nos de aids. Contudo, os dados precisam ser analisados com cautela, devido às restrições impostas pela pandemia. "Os casos de aids estão em diminuição em Pernambuco desde 2014. Já os de HIV, que começaram a ser computados a partir de meados de 2014, vinham em uma crescente. A diminuição da ocorrência, principalmente de HIV, pode ser um reflexo de uma menor testagem, sendo imprescindível estimularmos que a população procure os serviços para afastar uma infecção ou ter o seu diagnóstico", explica Camila. Ela acrescenta que é necessário estimular práticas sexuais mais seguras, com o uso do preservativo peniano ou vaginal, combinado com outros métodos preventivos possíveis, como a profilaxia pré ou pós-exposição.
Além das ações itinerantes do projeto Prevenção para Tod@s, a população pode fazer a testagem das infecções sexualmente transmissíveis (IST) de rotina em postos de saúde, Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) e por meio de parcerias com organizações da sociedade civil. Os casos positivos são referenciados para a rede especializada, como os Serviços de Atenção Especializada em HIV/Aids (SAE).
Confirmações de HIV em Pernambuco por ano
2018 - 3.314
2019 - 3.705
2020 - 2.638
2021* - 2.178
Confirmações de aids em Pernambuco por ano
2018 - 1.125
2019 - 956
2020 - 741
2021* - 527
Mortes por aids em Pernambuco por ano
2018 - 536
2019 - 522
2020 - 489
2021* - 396
*Dados, disponibilizados pela SES e que incluem registros até 1º/11/2021