COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Ômicron e vacinas: o que a Anvisa diz sobre eficácia contra variante

Anvisa solicitou às desenvolvedoras de vacinas autorizadas no Brasil informações sobre os estudos em andamento

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 04/12/2021 às 20:51 | Atualizado em 04/12/2021 às 20:55
Notícia
X

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informa que trabalha ativamente com os reguladores internacionais e desenvolvedores dos imunizantes para possibilitar uma atuação rápida diante de potenciais impactos da nova variante ômicron nas vacinas contra covid-19 usadas no Brasil. É importante ressaltar que, até o momento, não se conhece esses impactos.

Leia também: Ômicron coloca o mundo em tensão: veja o que se sabe sobre a nova variante

Números da ômicron

  • 50 ou mais mutações foram detectadas na variante ômicron, o que pode ter impacto na forma como o vírus se propaga e na gravidade da doença
  • 32 dessas mutações estão na superfície do vírus — na proteína spike, que é a “chave” para entrar na célula humana. Algumas dessas mutações são inéditas; nunca ocorridas em outra variante
  • 3 vezes maior é a chance de reinfecção pela nova variante ômicron, segundo estudo conduzido na África do Sul

As empresas desenvolvedoras farão testes de desempenho das vacinas contra a nova variante ômicron. A expectativa é que, nas próximas semanas, estejam disponíveis os dados das avaliações iniciais. A Anvisa mantém o compromisso de atuar juntamente com as autoridades internacionais e as empresas envolvidas para permitir que as atualizações nas vacinas, caso necessárias, sejam realizadas com agilidade, a fim de manter o perfil de qualidade, eficácia e segurança.

A Anvisa solicitou às desenvolvedoras de vacinas autorizadas no Brasil informações sobre os estudos em andamento. A solicitação foi encaminhada aos laboratórios Pfizer, Butantan, Fiocruz e Janssen. A Anvisa exige, para as vacinas autorizadas, que os desenvolvedores monitorem e avaliem o impacto das variantes na eficácia e na efetividade dos imunizantes. É preciso observar, porém, que esses estudos demandam tempo, uma vez que é preciso obter informações genéticas e amostras de pacientes para então realizar os testes e a análise.

"Atenção! As vacinas atuais permanecem efetivas na prevenção contra a covid-19 e desfechos clínicos graves, incluindo hospitalização e morte. O momento é de cautela. A melhor coisa que a população pode fazer é ser vacinada ou receber o reforço do imunizante e manter as medidas de prevenção, como o uso de máscara, a higienização das mãos e o distanciamento social", diz a Anvisa, que assegura estar monitorando a situação e fará comunicados à medida que as informações forem apresentadas e avaliadas.

Tags

Autor