Porto de Suape oferece serviços de saúde gratuitos para comunidade portuária, caminhoneiros e visitantes
Atendimentos acontecem nesta sexta-feira (17), das 8h às 15h, no pátio ao lado do Tecon Suape
Funcionários, caminhoneiros, motoristas e visitantes do Complexo Industrial Portuário de Suape serão beneficiados pelo Circuito Saúde 2021, ação que acontece nesta sexta-feira (17), das 8h às 15h, no pátio ao lado do Tecon Suape, localizado no Porto Organizado. Além da estatal portuária, participam da parceria e coordenação dos trabalhos o Sest Senat, a Secretaria de Saúde do Estado, o Alvo Eventos e as Prefeituras de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, municípios onde se localiza o Complexo Industrial Portuário.
Durante o mutirão de saúde, o público terá acesso a diversos serviços gratuitos. Serão disponibilizadas vacinas contra covid-19, difteria e tétano (dT), gripe, febre amarela e tríplice viral. Os participantes poderão ainda realizar exames para detecção e prevenção de doenças, como testes rápidos de covid-19 e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), cálculo do índice de massa corporal (IMC) e aferição de pressão arterial. Além disso, haverá demonstração de cuidados com a saúde bucal.
“Esta ação é de grande importância para o Porto de Suape, pois se trata de uma demanda de saúde pública destinada aos trabalhadores que acessam diariamente o complexo portuário e nem sempre têm a oportunidade de receber atenção médica”, afirma o diretor de Administração e Finanças de Suape, Jorge Vieira.
Cartão de Saúde
Ao longo do dia, também ocorrerá a distribuição do Cartão de Saúde do Caminhoneiro e da Caminhoneira. O documento é resultado do acordo de cooperação assinado pelo Sest Senat e o Ministério da Saúde, com distribuição de 500 mil exemplares para condutores de todo o Brasil. O cartão é destinado a condutores profissionais do transporte rodoviário de cargas para que tenham melhor acompanhamento quando necessitarem de atendimento em unidades de Atenção Primária à Saúde (APS).
Em 2020, foram realizados 2 mil serviços de saúde, beneficiando mais de 300 pessoas. Para ter acesso ao Circuito Saúde, os interessados devem seguir os protocolos sanitários de combate à covid-19, como apresentação de comprovante de vacinação e uso correto da máscara.