Pernambuco segue sem registrar casos da variante ômicron, diz SES
Amostras coletadas entre os dias 23/11 e 12/12, analisadas pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz PE), apontam predominância da variante Delta no Estado
A variante ômicron ainda não está presente nos registros de caso de covid-19 da Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE). De acordo com o governo do Estado, nas amostras analisadas, coletadas entre os dias 23/11 e 12/12 de 2021, não há casos da nova variante. A prevalência, ainda de acordo com o relatório, segue sendo de casos da variante Delta.
- Surto de covid-19 em dois cruzeiros na costa brasileira soma 146 casos
- Covid-19: sobe para 128 número de casos da variante ômicron no Brasil
- Pernambucanos elegeram a "sobrevivência" à covid-19 como uma das melhores coisas de 2021
- No último dia do ano Pernambuco registra 477 casos de covid-19, além de sete mortes causadas pela doença
O novo relatório conta com análise de 120 genomas e foi divulgado nesta sexta-feira (31). Todas as amostras analisadas eram da Delta e suas sublinhagens. Essas amostras eram de pacientes residentes em Afogados da Ingazeira (3), Belém do São Francisco (10), Cabo de Santo Agostinho (1), Carnaubeira da Penha (2), Caruaru (1), Custódia (1), Exu (1), Floresta (1), Garanhuns (2), Igarassu (3), Itambé (1), Jaboatão dos Guararapes (1), Moreilândia (2), Ouricuri (1), Recife (53), Salgueiro (12), Santa Filomena (3), Serra Talhada (3), Serrita (17), Sertânia (1) e Timbaúba (1).
"Para fechar este ano, recebemos nesta sexta-feira, mais um relatório de circulação de linhagens de SARS-CoV-2 pela Fiocruz. Até agora, não podemos afirmar que ocorre a circulação da variante Ômicron em Pernambuco. Vale ressaltar que as amostras correspondem ao final do mês de novembro e início de dezembro e todas as análises, deste período, mostram que os pacientes foram infectados pela Delta. No entanto, já enviamos para sequenciamento genético amostras coletadas nas últimas semanas de dezembro e aguardamos os resultados nos próximos dias", ressaltou o secretário estadual de Saúde, André Longo.
Mesmo sem o registro de casos da ômicron, André Longo alerta que neste fim de ano a principal mensagem à população pernambucana é o cuidado consigo e com o próximo. "Como tenho falado, é imprescindível o uso da máscara, a lavagem das mãos de forma correta, e, também, o isolamento com qualquer sintoma de gripe. Só assim poderemos evitar propagação e transmissão do vírus", afirmou.
CASOS DE ÔMICRON
Em todo o País, de acordo com dados do ministério da Saúde, foram registrados 128 casos da nova variante do novo coronavírus. Há ainda, segundo a pasta, 298 casos em investigação, sendo 16 no Distrito Federal, 23 no Rio Grande do Sul, 23 em Santa Catarina, 113 no Rio de Janeiro e 114 em Minas Gerais.
O número de infecções diárias pelo novo coronavírus volta a aumentar no Brasil. Segundo boletim do Ministério da Saúde (MS) divulgado ontem, foram 13.405 casos registrados entre as últimas quarta e quinta-feira. Nos últimos sete dias esse dado mais do que triplicou. A quinta-feira (23) mostrava um número de casos diários de 3,6 mil.