PANDEMIA

Covid-19: ministro da Saúde já tem previsão para começar a distribuir vacina para crianças

Mesmo com chegada e distribuição das vacinas, ministro mantém posicionamento da necessidade de realização de audiência pública sobre o tema

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 03/01/2022 às 12:48 | Atualizado em 03/01/2022 às 14:37
OSCAR DEL POZO/AFP
Imunização de crianças contra covid-19 com vacina da Pfizer já foi iniciada em vários países - FOTO: OSCAR DEL POZO/AFP
Leitura:

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou nesta segunda-feira (3) a previsão para início da distribuição de vacinas contra a covid-19 para crianças entre cinco e 11 anos. De acordo com o chefe da pasta, as vacinas chegam ao País na segunda quinzena de janeiro e já começam a ser distribuídas. 

"Na segunda quinzena de janeiro, as vacinas começam a chegar e serão distribuídas", disse o ministro durante solenidade em Brasília para envio de ajuda médica à Bahia.

Essa ação de ajuda ao estado nordestino consiste no envio de 34 médicos que integram o programa Médicos para o Brasil, que embarcaram na manhã desta segunda-feira para prestar atendimento às mais de 660 mil pessoas afetadas pelas chuvas e enchentes nos municípios baianos.

Sobre a vacinação das crianças, a intenção do governo é recomendar que crianças de cinco a 11 anos sejam vacinadas contra a covid-19 mediante a apresentação de prescrição médica e consentimento dos pais.

Para tanto, o ministério abriu uma consulta pública, da qual o ministro ainda conta com o desfecho de uma audiência pública, antes do início da imunização. "(Vamos) oferecer aos pais as informações necessárias para que eles possam tomar as melhores decisões para os seus filhos", afirmou o ministro.

A Anvisa já autorizou a vacinação de crianças na faixa etária dos cinco aos 11 anos desde o dia 16 de dezembro de 2021. Em Pernambuco, assim como em outros estados, a secretaria de saúde já garantiu que não haverá exigência de prescrição média para que as crianças sejam vacinadas contra a covid-19. 

Comentários

Últimas notícias