COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Pelo segundo dia consecutivo, sistema de agendamento de teste para covid-19 do Recife fica fora do ar

Prefeitura criou estratégia de marcação para facilitar a testagem da população. Mas, desde o dia em que foi lançada (24/01), não possibilita agendamento no período estabelecido

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 25/01/2022 às 18:32 | Atualizado em 26/01/2022 às 6:51
Análise
X

*Reportagem atualizada às 22h18 

O novo sistema de agendamento para teste de covid-19 no Recife não tem dado conta de segurar a crescente demanda de pessoas que tentam uma vaga em unidades municipais de testagem. Para conseguir fazer a marcação, moradores da capital pernambucana acessam o site e o aplicativo Conecta Recife às 18h (horário em que se inicia a liberação das vagas do exame para o dia seguinte), mas a plataforma não funciona no formato proposto pela Prefeitura do Recife. Foi assim na segunda-feira (24) e nesta terça-feira (25). Quem tentou conseguir uma vaga leu a seguinte mensagem: "Diante do alto número de acessos simultâneos, o sistema apresentou instabilidade. Nossas equipes estão trabalhando para que retorne o quanto antes".

Em nota enviada ao JC às 20h53, a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) disse que, "em função da grande quantidade de acessos, o sistema para agendamento de testagem para covid-19 passou por instabilidade". A secretaria acrescentou que o serviço havia sido reestabelecido no site, ainda nesta noite, e que imediatamente as vagas foram esgotadas. Contudo, questionada sobre a quantidade de marcações feitas nesta terça-feira, a Sesau informou que não teria este dado. "Ciente da situação e da necessidade da população, as equipes técnicas da prefeitura estão trabalhando para estabilizar o sistema o mais rápido possível também dentro do Conecta Recife App."

Segundo a prefeitura, a proposta do agendamento é "garantir um maior conforto e segurança aos recifenses que buscam testagem para covid-19 na capital pernambucana". O sistema, no entanto, não tem conseguido atender a procura pelos testes. Sem conseguir fazer o agendamento via município, o público segue para os centros de testagem do governo estadual, que absorve parte da demanda, o que tem levado a filas nessas unidades, que continuam a funcionar por demanda espontânea.

Outro detalhe é que, no site e no aplicativo para agendamento da Prefeitura do Recife, só apareciam, até as 20h, dez das 12 localidades anunciadas pela prefeitura como unidades de testagem. Cada uma delas tem capacidade para ofertar 800 testes por dia, mas a capital não tem conseguido nem chegar perto desse número, mesmo no atual momento em que a demanda está alta por causa da curva ascendente de adoecimento.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Joa?o Campos (@joaocampos)

Na segunda-feira (24), por exemplo, só foram realizados 1.738 agendamentos nos centros de testagem de covid-19, segundo a Sesau. Já nos postos do Compaz Ariano Suassuna, na Zona Oeste, e Parque da Macaxeira, Zona Norte, foram disponibilizadas 1.085 vagas para realização de exames, feitos ainda por demanda espontânea até aquela data. Ontem tudo já foi feito mediante marcação (para quem conseguiu acessar o sistema). Com relação à positividade para covid-19 no Recife, quase um terço dos testes realizados apresentam o coronavírus. De acordo com a Sesau, 29,5% dos exames realizados nos centros de testagem da cidade detectaram o vírus.

Em nota, a Sesau explica que "ainda não conseguiu atingir a plena capacidade de testagem para covid-19 nos centros municipais, porque, assim como a população, os profissionais de saúde que estão na linha de frente, desde o início da pandemia, também estão adoecendo em virtude da situação epidemiológica da cidade, causada pelo coronavírus".

A secretaria acrescenta que, "para evitar a descontinuidade de assistência à população, tem realizado remanejamentos de profissionais entre serviços de forma a cobrir escalas desfalcadas pelos afastamentos citados, além de ampliar a quantidade de profissionais em plantões extraordinários". Nesta terça-feira (25), estão afastados 123 profissionais de saúde da rede municipal por suspeita ou confirmação de covid-19. Desses, 23 são médicos, 21 enfermeiros, 37 técnicos em enfermagem e 9 auxiliares de enfermagem da Sesau.

Em vídeo publicado esta noite, nas redes sociais, o prefeito João Campos garantiu que vai "incrementar o serviço de testagem e elevar o padrão de qualidade". Ele acrescentou: "Do jeito que está funcionando hoje, não é do jeito que julgo mais adequado; não é do jeito que a gente fez a vacinação", disse João Campos, que garantiu reformulação do sistema de agendamento dos testes.

Tags

Autor