COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Após falhas na marcação de exames de covid, Recife altera sistema, evita instabilidade e cria novo centro de testagem

Número de pessoas testadas foi de 4.200 nesta quarta (26), e a Prefeitura do Recife terá um total de 15 centros em breve, segundo o prefeito João Campos

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 26/01/2022 às 21:13 | Atualizado em 26/01/2022 às 21:20
Notícia
X

Nesta quarta-feira (26), após dois dias de falhas no sistema de agendamento de testes de covid-19 da capital pernambucana, a plataforma de marcações não apresentou instabilidade. A ferramenta precisou ser alterada para evitar novos problemas. Segundo o prefeito do Recife, João Campos, o sistema operacional onde são realizados os agendamentos, o Bora Testar, dentro do Conecta Recife, foi modificado e será mais eficiente. Além disso, ele explicou que os agendamentos começarão às 15h, e não mais às 18h. Outra novidade é que 200 trabalhadores da saúde serão somados aos 100 que já atuam no serviço de testagem. Com as mudanças, o número de pessoas testadas pela Prefeitura do Recife, nesta quarta (26), foi de 4.200; nesta quinta (27), a previsão é que chegue a 4.800 testes.

Para aumentar a capacidade diária de realização dos exames de covid-19, João Campos anunciou ampliação da testagem na cidade, com um novo ponto na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no bairro de Dois Irmãos, Zona Norte. "Há poucos dias, 30 dias atrás, a gente não tinha centros específicos de testagem; testava nas unidades de covid, nas policlínicas, nas maternidades e hospitais. Depois, montamos dois centros. Hoje abrimos o quinto, e a gente tem o compromisso de abrir pelo menos mais dez, chegando a pelo menos 15 centros. Na próxima semana, serão abertos, pelo menos, três centros”, explicou João Campos. Ele acrescentou que as melhorias para oferta de testes, no Recife, representam um investimento de mais de R$ 5 milhões, da Prefeitura do Recife, em toda infraestrutura e despesa de pessoal. "Mas a gente sabe que precisa melhorar. Então, vamos aumentar e muito a capacidade de testagem, a organização. Pedimos que os municípios vizinhos possam fazer isso também."

Horário para agendamento

Também a partir desta quarta (26), os agendamentos dos testes acontecem diariamente a partir das 15h, e não mais às 18h, com as vagas para o dia seguinte. O sistema que permite a marcação para testagem da covid-19, o Bora Testar, também passou a operar em uma nova base que permite melhorias no acesso. "O modelo que está funcionando em relação à testagem da covid ainda está longe do modelo que a gente julga ideal, como foi a vacinação. Então estamos fazendo uma série de incrementos. Houve um problema no sistema, que foi feito lá atrás para a testagem. A partir de hoje (26), o sistema que funciona é o mesmo sistema da vacinação, é muito mais robusto, tem capacidade de muito mais acessos. A gente chegou a registrar mil acessos por segundo antes de ontem (dia 24). Com essa adequação agora, ele vai funcionar com estabilidade”, disse o gestor municipal.

Novo local para testes 

O novo centro de testagem, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), funciona de domingo a domingo, das 8h às 17h, tem capacidade para realizar até 800 testes por dia e, assim como nos demais locais, o acesso é feito mediante agendamento via aplicativo ou site do Conecta Recife. Na UFRPE, o centro de testagem está localizado na quadra poliesportiva do departamento de Educação Física. Somente este ano, a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) já realizou mais de 37 mil testes de antígeno. Qualquer pessoa pode se submeter ao exame rápido que detecta a doença ativa. O resultado fica pronto em cerca de 15 minutos. 

Além da UFRPE, a Sesau ainda oferece exames gratuitos, todos mediante agendamento pelo aplicativo Conecta Recife, no Parque da Macaxeira, no bairro de mesmo nome, no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, no Sesc Santo Amaro e no Sesc de Casa Amarela. Os testes também são ofertados na Policlínica Waldemar de Oliveira, em Santo Amaro; na Upinha Eduardo Campos, na Bomba do Hemetério; no Centro de Saúde Professor Mário Ramos, em Casa Amarela; na Upinha Vila Arraes, na Várzea; no Centro de Saúde Professor Romero Marques, no Prado; no Centro Social Urbano (CSU) Afrânio Godoy, na Imbiribeira; na Upinha Moacyr André Gomes, no Morro da Conceição; e na Policlínica Arnaldo Marques, no Ibura.

Tags

Autor