Abertura

Com três novos centros de testagem, Recife deve realizar 6.300 testes de covid-19 por dia

Os novos centros irão funcionar de domingo a domingo, das 8h às 17h, e terão a capacidade para realizar, inicialmente, 500 testes por dia cada um

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 30/01/2022 às 17:22 | Atualizado em 30/01/2022 às 17:29
Notícia
X

Diante do aumento do número de casos confirmados da covid-19, a Prefeitura do Recife vai inaugurar mais três novos centros de testagem a partir desta segunda-feira (31). A capacidade diária de testes realizados deverá aumentar dos atuais 4.800 para 6.300 testes por dia, segundo a prefeitura.  

Os novos centros ficarão localizados no Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, na Uninassau no bairro das Graças e na Escola Municipal Luiz Vaz de Camões (Antigo Colégio Walt Disney), no bairro do Ipsep. 

Os novos centros irão funcionar de domingo a domingo, das 8h às 17h, e terão a capacidade para realizar, inicialmente, 500 testes por dia cada um - totalizando 1.500 testes diários. É necessário fazer o agendamento via aplicativo ou site do Conecta Recife. As vagas são abertas todos os dias as 15h.

Além dos novos Centros, a Sesau Recife ainda oferece exames gratuitos, todos mediante agendamento pelo aplicativo Conecta Recife, na UFRPE no Parque da Macaxeira, no bairro de mesmo nome, no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, no Sesc Santo Amaro e no Sesc de Casa Amarela. Os testes também são ofertados na Policlínica Waldemar de Oliveira, em Santo Amaro; na Upinha Eduardo Campos, na Bomba do Hemetério; no Centro de Saúde Professor Mário Ramos, em Casa Amarela; na Upinha Vila Arraes, na Várzea; no Centro de Saúde Professor Romero Marques, no Prado; no Centro Social Urbano (CSU) Afrânio Godoy, na Imbiribeira; na Upinha Moacyr André Gomes, no Morro da Conceição; e na Policlínica Arnaldo Marques, no Ibura.

DECRETO

Um decreto regulamentando a testagem para covid-19 na Atenção Básica do Recife, foi publicado no Diário Oficial, da última quinta-feira (27). De acordo com a normativa, os profissionais de saúde de nível superior da rede de Atenção Básica (enfermeiros, médicos e cirurgião dentista), além dos técnicos de enfermagem estão aptos a fazer a coleta do exame.

A leitura do resultado do teste fica a cargo dos profissionais de nível superior. O decreto prevê ainda que a recusa dos profissionais em participar da operação de testagem sem justificativa plausível será considerada falta grave, passível das medidas disciplinares cabíveis.


Tags

Autor