COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Tuberculose: taxa de cura cai, e número de mortos pela doença aumenta em Pernambuco durante a pandemia

Indicadores epidemiológicos da doença refletem acesso limitado ao tratamento durante a pandemia de covid-19

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 23/03/2022 às 17:37 | Atualizado em 23/03/2022 às 17:43
Notícia
X

À véspera do Dia Mundial da Tuberculose, lembrado nesta quinta-feira (24), a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES) divulga indicadores epidemiológicos da doença antes e durante a pandemia de covid-19. A crise sanitária tem revertido, em todo o mundo, especialmente nas Américas, o progresso feito contra uma das enfermidades infecciosas mais mortais. 

Em Pernambuco, no ano de 2019, o percentual de cura nos pacientes que receberam tratamento contra a doença no Sistema Único de Saúde (SUS) alcançou a marca de 70%. Já em 2020, início da pandemia da covid-19, o percentual de cura ficou em 69,4%. Em 2021, para os casos notificados ao longo do primeiro semestre, momento em que a segunda onda da pandemia ganhou força, o percentual de cura caiu para 51,1%.

"É comum que, logo após iniciar o tratamento, o paciente se sinta melhor e abandone o tratamento. Mas, para alcançar a cura, é essencial que o paciente cumpra os procedimentos até o fim, seguindo todas as recomendações da equipe de saúde. Só assim conseguiremos alavancar as taxas de cura ideais para a doença", alerta a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose, Cândida Ribeiro.

Casos e mortes por tuberculose 

Em 2019, foram notificados 5.156 casos novos em Pernambuco. Já em 2020, o Estado notificou 4.563 novas ocorrências de tuberculose. No ano de 2021, foram 4.803 registros.

Em relação ao número de óbitos que tiveram como causa básica da morte os agravamentos de sintomas da tuberculose, foram registrados 387 casos no ano de 2019. Em 2020, foram 312 mortes pela doença. Já no ano de 2021, Pernambuco registrou 322 óbitos.

Tuberculose: transmissão, sintomas, diagnóstico e tratamento 

A tuberculose é uma doença causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. Ela afeta principalmente os pulmões e é transmitida por vias aéreas, pela fala, tosse ou espirro da pessoa com a doença ativa no organismo.

Tosse por mais de três semanas, que pode ser acompanhada por febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço/fadiga, são alguns dos sintomas indicativos da doença.

O diagnóstico é feito usualmente na atenção primária por meio de investigação clínico-epidemiológica e exames bacteriológicos.

O tratamento, feito com medicações via oral, é ofertado pelo SUS e dura, no mínimo, seis meses.

Capacitação

Um dos profissionais presentes na equipe multiprofissional envolvida na assistência ao paciente com tuberculose, o agente comunitário de saúde (ACS) é fundamental no enfrentamento à doença. Para marcar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, (24/3), a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES) realizará, em parceria com o Comitê Pernambucano de Mobilização Social para o Controle da Tuberculose, webinário voltado para os profissionais de saúde da Atenção Primária.

Com o tema O agente comunitário de saúde como peça fundamental no enfrentamento da tuberculose, o debate virtual será transmitido a partir das 14h, em plataforma do Núcleo de Telessaúde da SES-PE. Os interessados podem acessar a sala pelo link: tinyurl.com/bde5sbmw. O evento confere certificado de presença para os participantes.

"O trabalho do agente comunitário de saúde é de extrema importância para o funcionamento do SUS. No combate à tuberculose, o profissional tem o papel de divulgar com a comunidade a gravidade da doença. O agente faz a busca ativa de pacientes suspeitos para a realização dos exames, além de incentivar à adesão ao tratamento e compartilhar com a população as medidas de prevenção”, ressalta a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose, Cândida Ribeiro.

Dia Mundial da Tuberculose

A data é lembrada no dia 24 de março de cada ano para aumentar a conscientização sobre uma das principais causas infecciosas de morte do mundo e catalisar ações para lidar com seu impacto devastador na saúde, social e econômico em todo o mundo.

O tema da campanha de 2022 é Invista no fim da tuberculose. Salve vidas e transmite a necessidade urgente de investir em recursos financeiros, humanos e tecnológicos para intensificar o combate à doença e cumprir os compromissos assumidos pelos líderes mundiais. 

Tags

Autor