Recife abre inscrições para mostra de boas práticas na atenção básica à saúde
Edital foi publicado pela Escola de Saúde do Recife (ESR), vinculada à Secretaria Executiva de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde
Com o intuito de promover o intercâmbio de conhecimentos e compartilhamento de experiências inovadoras que têm relação com a atenção básica à saúde, a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) lança, nesta terça-feira (5), as inscrições para a 1ª Exposição Integrada de Boas Práticas na Atenção Básica à Saúde: Recife Reconhece, através de edital publicado pela Escola de Saúde do Recife (ESR), vinculada à Secretaria Executiva de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (Segtes). O edital foi elaborado pela ESR, pela Secretaria Executiva de Atenção Básica (Seab) e pelo Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (Ieps).
"O Recife Reconhece é o primeiro passo no sentido de inovar, codificar, disseminar e institucionalizar melhorias para a rede de atenção básica no Recife, aspectos fundamentais do nosso Acordo de Cooperação Técnica", diz o diretor de Políticas Públicas do Ieps, Arthur Aguillar.
O objetivo é dar visibilidade, promover a troca de experiências e conhecimentos, além de gerar reconhecimento aos trabalhadores, gestores e profissionais que desenvolvem práticas de excelência no âmbito da atenção básica na rede de saúde do Recife. A proposta também é criar uma cultura de inovação organizacional e processual, ao estimular o desenvolvimento de novos projetos e ações nos distritos sanitários da cidade.
As experiências serão avaliadas por uma comissão julgadora composta por especialistas da Seab, pela ESR e pelo Laboratório de Políticas de Saúde (LPS) do Ieps. Após a avaliação, será publicada uma lista com a pré-seleção das melhores práticas e experiências. Os próprios profissionais de saúde poderão votar nas práticas finalistas. As experiências podem ser apresentadas nos seguintes temas: atributos da atenção básica, ciclos de vida e grupos populacionais, atenção à saúde do território, promoção da saúde, práticas integrativas e complementares, além de práticas intersetoriais.
Os participantes finalistas e vencedores receberão certificados do Ieps e da ESR. Além disso, os vencedores terão suas experiências divulgadas em cerimônia pública e nos canais oficiais de comunicação da Prefeitura do Recife, além de receber incentivos para participação em congressos alinhados ao tema da atenção básica.
As inscrições dos relatos de experiência começam nesta terça-feira (5) e vão até o dia 25 deste mês, exclusivamente, via formulário de inscrição disponível no edital. Link direto: bit.ly/3r78EA7.