COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Morte de um dos filhos de Cristiano Ronaldo: conheça riscos e cuidados na gestação e no parto de gêmeos

A gestação gemelar é considerada uma gravidez de alto risco que necessita mais cuidados do que aquelas que possuem apenas um feto

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 19/04/2022 às 10:31 | Atualizado em 19/04/2022 às 10:37
Notícia
X

O jogador Cristiano Ronaldo e a esposa, Georgina Rodríguez, anunciaram, na segunda-feira (18), que um dos filhos gêmeos que o casal esperava morreu. Não foram informados os motivos que possam ter levado o bebê ao óbito e também não se sabe oficialmente se a morte aconteceu na gestação, durante ou após o parto. 

O fato chama a atenção para a gravidez gemelar, de gêmeos, que é considerada de alto risco no meio médico. Por isso, a gestação múltipla deve ser acompanhada, desde o início, com muito zelo pelo médico obstetra. Quando se gesta mais de um bebê, existe maior chance de desenvolvimento de diabetes, hipertensão, abortamento, parto prematuro, baixo peso dos bebês e descolamento placentário

O tema, inclusive, foi abordado durante a trama de Um Lugar ao Sol, que terminou recentemente. A personagem Ilana (Mariana Lima) enfrentou problemas comuns decorrentes de uma gravidez gemelar. O médico Nilo Frantz, especialista em reprodução humana e diretor técnico da Nilo Frantz Medicina Reprodutiva, em São Paulo, detalha o que é e os riscos desse tipo de gestação

O que é a gestação de gêmeos e como ela ocorre?

A gestação gemelar é aquela em que a mulher engravida de mais de um bebê ao mesmo tempo, quando dois ou mais fetos se desenvolvem simultaneamente no útero materno. "Ela pode ocorrer de duas formas, resultando em gêmeos não idênticos, que podem ser até mesmo de sexos diferentes, e representam 80% dos nascimentos gemelares, ou idênticos, também chamados de univitelinos, que são 20% dos casos", explica Nilo Frantz.

Quando é possível ter gêmeos?

A frequência de nascimentos de gêmeos é de 1 em cada 80; de trigêmeos, é de 1 em cada 6.400. Já quadrigêmeos e demais casos ocorrem uma vez em cada 512.000 nascimentos. Normalmente, o caso mais comum é o de gêmeos fraternos, onde a mãe libera mais de um óvulo, porque, entre os fatores externos que influenciam esse tipo de gestação, a maioria está relacionada com fatores genéticos ou características da parte materna.

"A chance de uma gravidez múltipla é maior quando envolve herança genética, partos gemelares anteriores e quando a mulher possui mais de 30 anos ou utiliza medicamentos para aumentar a fertilidade. Entretanto, caso esses quesitos não sejam atendidos e a gravidez gemelar seja desejada, é possível realizar a fertilização in vitro, onde a reprodução assistida transfere mais de um embrião ao útero materno", diz Nilo Frantz. 

Quais os riscos e cuidados necessários na gestação de gêmeos? 

A gestação gemelar é considerada uma gravidez de alto risco que necessita de mais cuidados do que aquelas que possuem apenas um feto. Portanto, para cuidar da saúde da mãe e dos gêmeos, é recomendada a realização de um número maior de consultas, para que o médico possa acompanhar o desenvolvimento dos bebês.

"Nesses casos, é indicado que a frequência das consultas médicas sejam mensais do início da gravidez até o final do 2º trimestre, quinzenais durante todo o 3º trimestre e semanais por volta da 33ª, 34ª semana até o parto", comenta Nilo Frantz.

Entre os possíveis riscos que podem surgir em uma gravidez gemelar, estão o aborto espontâneo, diabetes gestacional, anemia materna e malformação fetal - no caso de os fetos dividirem a mesma placenta.

Entretanto, o risco mais comum em uma gravidez de gêmeos é o parto prematuro, que ocorre antes da 37ª semana em metade dos casos, com chances aumentadas quando são mais de dois bebês.

"Por isso, é preciso descansar bastante, já que o repouso é importante para prevenir o parto prematuro. Outros cuidados recomendados são: evitar a ingestão de bebida alcoólica e o uso de cigarros, e outras drogas, não perder nenhum dia do pré-natal e visitar o obstetra regularmente." Além disso, Nilo Frantz acrescenta que é preciso cuidar da alimentação e praticar atividades físicas com moderação. 

Tags

Autor