HEPATITE

Hepatite misteriosa: Ministério da Saúde mantém 61 casos da doença em investigação no Brasil

Foram notificados 73 casos da hepatite aguda grave de origem desconhecida e, desses, 12 foram descartados

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 20/05/2022 às 20:52
Notícia
X

O Ministério da Saúde informou na noite desta sexta-feira (20) que, até o momento, foram notificados 73 casos da hepatite aguda grave de origem desconhecida, aqui no Brasil. Desses, 12 foram descartados e 61 permanecem em investigação.

A Pasta instalou uma Sala de Situação para monitorar e acompanhar os casos que estão surgindo no País. A iniciativa tem como objetivo apoiar as investigações, bem como o levantamento de evidências para identificar as possíveis causas.

A sala conta com a participação de técnicos do Ministério da Saúde, da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e outros especialistas.

Além do monitoramento, a medida vai padronizar as informações e orientar os fluxos de notificação e investigação dos casos para todos as secretarias estaduais e municipais de saúde, bem como para os Laboratórios Centrais.

AUMENTO DE CASOS

De acordo com o Ministério da Saúde, o aumento de casos notificados da hepatite misteriosa é esperado e não significa agravamento da situação e, sim, de maior sensibilidade da rede de saúde em razão da criação da sala e da padronização do fluxo e da ficha de notificações.

Casos em investigação:

SP(23), MG(8), RS(5), PE(5), RJ(4), MS(3), SC(3), PR(2), ES(2), GO(2), CE(2), RN(1) e MA(1)

Casos descartados:

SP(3), SC(2), RJ(2), MS(2), PR(1), MG(1) e PE(1)

Tags

Autor