COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

DIA DA GESTANTE: Recife ganha novo Centro de Parto Normal em maternidade na Zona Oeste da cidade; confira

Para as obras, foram investidos mais de R$ 3 milhões. Com isso, a capacidade foi ampliada de 300 para 500 partos por mês

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 15/08/2022 às 16:44 | Atualizado em 15/08/2022 às 16:48
Notícia
X

Neste Dia da Gestante, 15 de agosto, a Prefeitura do Recife entregou um novo Centro de Parto Normal (CPN), localizado na Maternidade Prof. Bandeira Filho, em Afogados, Zona Oeste da capital. É o terceiro da cidade. Os outros dois ficam na Maternidade Prof. Barros Lima, em Casa Amarela, Zona Norte, e no Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha, no Curado, Zona Oeste.

Ainda este ano, a Secretaria de Saúde do Recife também vai inaugurar um outro Centro na Maternidade Prof. Arnaldo Marques, no Ibura, Zona Sul. 

O prefeito João Campos destacou, durante o evento desta segunda-feira (15), que o novo setor da Maternidade Prof. Bandeira Filho garante às gestantes comodidade e privacidade em um local acolhedor e ao mesmo tempo seguro para a mãe e o bebê.

Para as obras, foram investidos mais de R$ 3 milhões. Com isso, a capacidade foi ampliada de 300 para 500 partos por mês.

"Aqui não é só a obra do prédio, o investimento. É o que está por trás. É pegar talvez o momento de maior beleza, maior emoção, maior pureza que pode ter na vida, que é o nascimento de uma criança, a relação da mãe com o filho, e dar o direito à dignidade, o direito ao empoderamento, ao pertencimento desse momento, e fazer isso com a mais alta qualidade que o serviço público pode oferecer", destacou o prefeito João Campos.  

A secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, informou que, com a ampliação no número de partos na Bandeira Filho, será possível fazer parto humanizado com pouca intervenção cirúrgica. "Esta entrega também é parte da nossa linha de cuidado de saúde da mulher, e o Recife é pioneiro nessa construção. Lançamos, na semana passada, o protocolo de centros de parto normal, e a gente institui a colocação do DIU (dispositivo intrauterino) pós-parto pela própria enfermagem." 

Para compor os Centros de Parto Normal da Barros Lima e Bandeira Filho, a Prefeitura do Recife também nomeou 104 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que irão atuar exclusivamente nestes locais.  

Com as obras, as gestantes que forem dar à luz na Maternidade Bandeira Filho terão acesso a 11 suítes de parto, sendo uma delas com banheira para realização de partos na água. No local, também haverá uma área de convivência onde as mulheres contarão com bola, banqueta, cavalinho e barra para alongamento para estimular o trabalho de parto e facilitar o nascimento do bebê.  

Mortalidade materna e perinatal 

Os Centros de Parto Normal constituem uma estratégia para reduzir a mortalidade materna e perinatal, ou seja, período que compreende a gravidez, o parto e o puerpério. A Prefeitura do Recife garante que, nesses espaços, será oferecido um atendimento humanizado e de baixo intervencionismo, o que contribui para uma melhoria da assistência ao parto normal.

Para os casos em que seja necessária intervenção cirúrgica, a Bandeira Filho ainda conta com um Centro Obstétrico, que também passou por requalificação e ganhou duas salas de cirurgia e uma sala de recuperação anestésica. Neste local, poderão ser utilizados recursos tecnológicos apropriados, que seguem um padrão de procedimentos previamente estabelecidos e autorizados pelo Ministério da Saúde.

Tags

Autor