COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

VARÍOLA DOS MACACOS: Estudo revela que infectados podem ser assintomáticos e potencialmente transmitir a doença

Segundo a pesquisa, algumas medidas para tentar conter o vírus em indivíduos sintomáticos podem não ser suficientes para conter o espalhamento da varíola do macaco

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 17/08/2022 às 16:10 | Atualizado em 24/08/2022 às 12:51
Notícia
X

Um artigo sobre casos assintomáticos de varíola dos macacos (monkeypox) na Bélgica acaba de ser publicado na seção Brief Comunications da revista científica Nature Medicine.

Intitulado Retrospective detection of asymptomatic monkeypox virus infections among male sexual health clinic attendees in Belgium, o artigo tem como autores principais um grupo de pesquisadores do Instituto de Medicina Tropical (Institute of Tropical Medicine - ITM) da Bélgica.

Doença varíola dos macacos sintomas e transmissão

O pesquisador da Fiocruz Pernambuco, Antonio Mauro Rezende, que é pesquisador visitante do ITM desde o ano passado, colaborou com o estudo sobre os casos assintomáticos da varíola dos macacos na etapa de análise dos dados do genoma do MPXV, vírus da varíola dos macacos.

Os casos isolados virais foram obtidos a partir de amostras coletadas em pacientes, que buscaram serviços de saúde belgas para diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis (gonorreia e clamídia).

Entre 224 amostras analisadas, quatro foram positivas para varíola dos macacos - e três desses infectados não apresentaram nenhum sintoma.

Confira o vídeo sobre o que é a varíola do macaco:

O achado principal desse estudo foi a identificação de pacientes assintomáticos que tinham o vírus MPXV e potencialmente poderiam transmitir a doença.

Os resultados mostram que certos casos da varíola do macaco permanecem sem serem diagnosticados e que medidas como testar e colocar em quarentena indivíduos sintomáticos podem não ser suficientes para conter o espalhamento do vírus.

Assista à live sobre a varíola do macaco

Em live no Instagram do JC Online, a colunista do Saúde e Bem Estar, Cinthya Leite, recebe o médico infectologista Demetrius Montenegro, para esclarecer algumas dúvidas sobre a doença varíola dos macacos.

Confira o vídeo:

Tags

Autor