GRIPE DO TOMATE

Gripe do tomate: quais são os sintomas, o tratamento e a origem do novo vírus identificado na Índia?

Ao menos 82 crianças de 5 anos foram infectadas pela gripe do tomate entre 6 de maio e 26 de julho deste ano na Índia

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 21/08/2022 às 12:00 | Atualizado em 23/08/2022 às 9:03
Notícia
X

Uma infecção viral apelidada de "gripe do tomate" foi identificada por autoridades de saúde da Índia. Segundo elas, ao menos 82 crianças de 5 anos foram infectadas entre 6 de maio e 26 de julho deste ano. As informações são da CNN.

O nome da infecção viral foi dado pela aparência das bolhas que são formadas nos corpos das vítimas e que podem alcançar o tamanho de um tomate - não tendo uma relação direta com o fruto.

A origem do surto da doença ainda é um mistério. No entanto, nesta semana a revista científica The Lancet publicou um artigo que a relacionava à nova variante da já conhecida Mão, Pé e Boca, enfermidade causada pelo vírus Coxsackie.

Os autores do estudo ressaltaram que as crianças infectadas tiveram uma infecção anterior por Chikungunya e dengue na maioria dos casos. Ainda, classificaram a doença como infecção viral rara e em estado endêmico no país. Apesar disso, o risco de morte é considerado baixo.

Eles pontuaram que a infecção também pode atingir adultos imunossuprimidos e que nenhuma outra região da Índia além de Kerala, Tamil Nadu e Odisha foi afetada pelo vírus.

O estudo é assinado por Vivek P Chavda, do departamento de Farmácia e Tecnologia Farmacêutica, Gujarat, Índia, e por Kaushika Patel, do departamento de Tecnologia Farmacêutica, University, Ahmedabad, Gujarat, Índia.

O Departamento de Saúde de Kerala disse estar tomando medidas de precaução para monitorar a infecção viral e impedir sua propagação em outras regiões da Índia.

Sintomas e tratamento da gripe do tomate

Os sintomas da infecção viral são semelhantes ao da covid-19, apesar da doença não estar relacionada ao SARS- CoV-2. Ela causa febre, fadiga e dores no corpo.

O tratamento indicado até agora é repouso, isolamento, abundância de líquidos, esponja de água para o alívio da irritação na pele e uso de paracetamol para febre e dor no corpo.

Tags

Autor