Bronzeamento artificial

BRONZEAMENTO ARTIFICIAL causa queimaduras em pele de dançarina; entenda os riscos causados pelo procedimento estético

Confira alguns cuidados que você deve tomar quando for se bronzear

Imagem do autor
Cadastrado por

Brenda de Barros

Publicado em 18/09/2022 às 21:18 | Atualizado em 18/09/2022 às 21:21
Notícia
X

Uma dançarina compartilhou em suas redes sociais os problemas causados depois de realizar bronzeamento artificial em cabine. O caso aconteceu em Itabira, município de Minas Gerais.

A dançarina e DJ Danny Albuquerque, de 24 anos, sofreu graves queimaduras no corpo após passar pelo procedimento estético.

Dançarina sofre queimaduras após bronzeamento artificial

Nos stories do Instagram, Danny relata que foi convidada para ser modelo de uma clínica de estética e para isso ela deveria realizar o bronzeamento artificial.

A dançarina não havia feito o bronzeamento outra vez, mas decidiu fazer, pois foi garantida pela dona do estabelecimento que o bronzeamento artificial seria seguro.

Segundo informações divulgadas pela Universa, Danny foi acompanhada de sua mãe, que também sofreu as consequências do bronzeamento artificial.

Consequências do bronzeamento artificial

No dia seguinte, Danny Albuquerque e sua mãe se queixaram de dores de cabeça, náuseas, confusão mental e ardência no corpo.

Ao longo do dia, a sensação de queimação no corpo da dançarina foi agravando. No dia seguinte, dois dias após o bronzeamento artificial, as queimaduras estavam evidentes.

"Começou a dar bolhas e foi ficando mais vermelho, cada hora aparecia uma queimadura em alguma parte do meu corpo e não tinha o que fazer para aquilo parar, porque era uma coisa de dentro para fora", lembra ela. A dançarina ainda afirma que "não tinha noção da gravidade".

A partir deste dia, Danny passou a fazer acompanhamento especializado para tratar as lesões na pele causadas pelo bronzeamento artificial.

Quais são os riscos do bronzeamento artificial?

Ainda que o desejo pela pele dourada seja o principal atrativo para fazer o bronzeamento artifical, é importante saber que esse tipo de procedimento estético pode ter riscos nocivos à saúde.

Devido os riscos do bronzeamento artificial, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu o bronzeamento artificial desde 2009.

Os efeitos colateriais do bronzeamento artificial como câncer de pele, envelhecimento da pele e queimaduras, caso da dançarina Danny Albuquerque, são causados pela alta exposição à radiação solar.

Para evitar que seja acometido por esses problemas, é necessário tomar cuidados na hora de escolher o melhor bronzeamento para chegar a cor desejada.

Confira 5 dicas para bronzeamento perfeito

  1. Evite bronzeamentos artificiais em cabines de luz ultravioleta ou com ativadores químicos não testados dermatologicamente.
  2. Priorize o bronzeamento natural;
  3. Escolha o melhor horário para o bronzeamento (evite os horários entre 12 e 16 horas, que possuem maior nível de radiação ultravioleta);
  4. Use cremes bronzeadores, testados dermatologicamente, para ajudar no processo de bronzeamento natural, sem causar danos à pele;
  5. Sempre use protetor solar;
  6. Comer alimentos como morango, laranja e cenoura antes do bronzeamento podem ajudar.

Tags

Autor