GESTAÇÃO TARDIA

CLAUDIA RAIA GRÁVIDA: gravidez na idade da atriz pode ter riscos; entenda

Devido à idade, Claudia Raia chegou a duvidar de que estava grávida

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 20/09/2022 às 11:13 | Atualizado em 21/09/2022 às 11:04
X

A atriz Claudia Raia anunciou que está grávida do ator e dançarino Jarbas Homem de Mello. Em publicação no Instagram, na segunda-feira (19), ela disse que chegou a duvidar de que estava grávida devido à idade. 

Ela também falou sobre a descoberta da gravidez nos Stories. 

Ela já é mãe de Enzo Celulari, 25 anos, e de Sophia Raia, 19 anos, do relacionamento anterior com o ator Edson Celulari, com quem foi casada por 17 anos.

O anúncio da gravidez de Claudia Raia levanta a discussão sobre a gestação em mulheres a partir de 35 anos ou mais (gravidez tardia), cuja incidência tem aumentado no Brasil e no mundo.

A gravidez a partir dos 35 anos é considerada um fator de risco para desenvolvimento de complicações.

Entre essas complicações, destacam-se:

  • hipertensão arterial (pressão alta)
  • diabetes
  • trabalho de parto prematuro
  • placenta prévia (também conhecida como placenta baixa, que ocorre quando a placenta está inserida parcial ou totalmente na região inferior do útero, podendo recobrir a abertura interna do colo uterino)
  • amniorrexe prematura (rotura da bolsa se dá antes de instalado o trabalho de parto)

QUAL É A IDADE DE CLAUDIA RAIA? 

Ao falar, nos Stories, sobre a gestação, Claudia Raia compartilhou toda a felicidade por esperar agora o terceiro filho.

"A notícia do ano, estou que não me aguento!. Quando a médica me pediu um exame de sangue de gravidez, falei: Amor, você está bem louca! De onde você tirou isso? Eu tenho 55 anos de idade. Ela falou: Mas preciso investigar porque todas as suas taxas estão diferentes, estão estranhas", contou.

Assim, Claudia Raia relatou que imediatamente comprou um teste de gravidez: "Fiz o teste. Grávida, mais de três semanas. Falei: Está errado. Tenho 55 anos, vocês querem me enlouquecer. Não é assim a vida", acrescentou.

QUAL A CHANCE DE ENGRAVIDAR DEPOIS DOS 50 ANOS? 

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), tem aumentado cada vez mais o número de mulheres que são mãe após os 30 anos de idade.

Dados mostram que, de 2010 a 2020, a quantidade de mulheres que deram à luz após os 50 anos cresceu 55%.  

De acordo com médicos da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA), os principais motivos para a gestação tardia, apontados pelas mulheres que chegam aos consultórios, são a escolha do parceiro certo para constituir uma família, busca por estabilidade financeira e maturidade para conceber um filho, além de novos relacionamentos.

A medicina atesta que a possibilidade de engravidar após os 50 anos é real, embora as chances sejam pequenas; e os riscos bem maiores do que para as grávidas mais jovens.

QUAIS OS RISCOS DE UMA GRAVIDEZ AOS 50 ANOS? 

"A gravidez natural após os 50 anos é extremamente rara e pode trazer riscos genéticos ao bebê. Essas mulheres estão em sua maioria na peri ou pós-menopausa e, para que a gravidez ocorra, é necessário recorrer à reprodução assistida por meio de fertilização invitro com óvulos previamente criopreservados ou doados", explica a ginecologista Marise Samama, PHD em reprodução humana pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). 

A médica frisa que o ideal é que o congelamento de óvulos tenha sido realizado antes dos 35 anos, pois, quanto maior a idade, maior o risco de alterações genéticas para os embriões.

"Mulheres que desejam engravidar após os 50 anos devem passar por uma avaliação psicológica, clínica e cardiológica criteriosa e devem ter um obstetra que acompanhe esta gestação de alto risco."

Ainda segundo a ginecologista Marise Samama, é necessária atenção redobrada para os maiores riscos de complicações para essas mulheres, como hipertensão, diabetes gestacional e pré-eclâmpsia, entre outras.

"É importante lembrar que, se engravidar aos 50 anos, a mãe terá 71 anos quando o filho atingir a maioridade. Mas a mensagem principal é que a futura mãe seja saudável e esteja ciente dos riscos", acrescenta.  

Em artigo, o ginecologista Ricardo Nascimento, da Fecondare, reitera que, após os 50 anos, as chances de ocorrer uma gravidez espontânea são raríssimas. Em alguns casos, porém, a medicina reprodutiva pode ajudar. Mas, ainda assim, as taxas de sucesso são baixas.

GRAVIDEZ APÓS OS 50 ANOS: VEJA ABAIXO O QUE DIZ MÉDICO

"A gravidez, nessa faixa etária é, sim, uma realidade. Mas ainda que ela faça parte da modernidade da mulher, é preciso analisar cada caso individualmente", frisa o ginecologista Ricardo Nascimento

Tags

Autor