INJEÇÃO PARA EMAGRECER: OZEMPIC pode ser realmente usado para EMAGRECER? Entenda
Descubra se o Ozempic, popularmente conhecido como injeção para emagrecer, pode ser usado com esse objetivo
Na próxima terça-feira (11), é celebrado em todo o planeta o Dia Mundial da Obesidade e, no Brasil, a data foi instituída pela Lei nº 11.721/2.008, buscando conscientizar a população sobre o tema.
Com o desenvolvimento da medicina, houve o advento de diversos fármacos que auxiliam a população contra a obesidade, doença que está presente em 22,35% da população brasileira, segundo a pesquisa Vigitel 2021, realizada pelo Ministério da Saúde.
INJEÇÃO PARA EMAGRECER
Apesar de não ter sido aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para essa finalidade, a busca pela injeção para emagrecer, Ozempic, disparou nos últimos tempos devido a esse efeito colateral.
O medicamento conhecido popularmente como injeção para emagrecer é utilizado off label para o tratamento da obesidade, devido ao seu efeito que causa saciedade da fome.
O termo off label se designa para o uso de remédios em situações que não estão previstas na bula, feito por conta e risco do médico, de acordo com esclarecimento no portal da Anvisa.
Lembrando que o uso fora da bula não quer dizer sem embasamento, já que, segundo artigo científico divulgado pelo The New England Journal of Medicine, os pacientes perderam cerca de 15% do peso corporal em pouco mais de um ano, como efeito do medicamento.
ENTENDA COMO O OZEMPIC AGE NO ORGANISMO:
POSICIONAMENTO DA FABRICANTE DA OZEMPIC
De acordo com comunicado divulgado pela fabricante da injeção para emagrecer Ozempic, a Novo Nordisk é enfática em afirmar que não endossa o uso do medicamento para obesidade.
Inclusive, segundo a nota, a Novo Nordisk “não endossa ou apoia a promoção de informações de caráter off label, ou seja, em desacordo com a bula de seus produtos”.
Para o combate à obesidade, no mesmo comunicado, a Novo Nordisk afirma que o único medicamento da empresa aprovado pela Anvisa para combater a doença é o Saxenda.