VACINA HPV: Veja 3 formas de prevenção do VÍRUS que pode causar CÂNCER
De acordo com a OMS, anualmente são registrados 700 mil novos casos de infeccção pelo HPV, que pode causar câncer
O Papiloma Vírus Humano (HPV) é um vírus comum ao redor do globo e que pode afetar homens e mulheres. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 630 milhões de pessoas estão infectadas com o vírus que infecta pele ou mucosas.
Embora seja comum, o HPV também pode causar uma série de complicações de saúde, que vão das mais leves, como o aparecimento de verrugas nas partes íntimas, até as mais graves, como o câncer do colo do útero.
Para evitar a disseminação do HPV, que vem crescendo gradativamente a cada ano, a recomendação dos órgãos de saúde é para que as pessoas busquem meios de prevenção.
No Brasil, estima-se que cerca de 9 a 10 milhões de pessoas estão infectadas e que 700 mil novos casos de infecção pelo HPV sejam registrados anualmente.
Veja abaixo quais são as principais formas de prevenção do HPV:
HPV - 3 FORMAS DE PREVENÇÃO DO VÍRUS
VACINA HPV
A vacinação é a principal forma de prevenção contra alguns dos tipos do HPV (que são mais de 200). O imunizante oferece proteção contra diversas variações do vírus HPV, incluindo para os tipos 6, 11, 16 e 18.
Vacina HPV para crianças
A vacina HPV deve ser aplicada em meninos e meninas de 9 aos 14 anos, preferencialmente antes de iniciarem a vida sexual:
- O esquema de vacinação de crianças menores de 15 anos é de duas doses com intervalo de 6 meses
- Para adolescentes maiores de 15 anos não imunizados anteriormente, o esquema é de 3 doses. A segunda aplicação ocorre em um espaço de 1 a 2 meses, e a terceira após 6 meses.
- Em crianças de até 9 anos, onde o esquema vacinal ainda não foi iniciado, a imunização deve ser feita o mais rápido possível
Vacina HPV para pacientes especiais
Pessoas em condições clínicas especiais até os 45 anos (vivendo com HIV/AIDS, transplantados de órgãos ou medula óssea, e pacientes oncológicos) podem receber a aplicação da vacina com apresentação de uma solicitação médica que comprove a necessidade de receber o imunizante.
EXAME DE PREVENÇÃO DO HPV
A orientação dos órgãos de saúde é para que mulheres de 25 a 64 anos realizem o exame papanicolau como forma de prevenção para o HPV e de outras possíveis complicações causadas pelo vírus.
Mulheres infectadas pelo HPV estão suscetíveis a desenvolverem câncer de colo de útero.
USO CORRETO DE PRESERVATIVOS
Embora a transmissão do HPV não ocorra apenas pelo contato sexual, a recomendação é para que homens e mulheres utilizem preservativos desde o início do ato.
Também é importante ressaltar que, embora o uso de preservativos possa prevenir contra a maior parte das ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), eles não protegem 100% contra o HPV, pois frequentemente as lesões estão presentes em áreas não protegidas pela camisinha.