CORIOCARCINOMA: Entenda a doença que matou filho do ator Tim Roth, da série Mulher Hulk
Filho do ator Tim Roth foi diagnosticado com doença rara e extremamente agressiva
Comarc Roth, músico e filho do ator Tim Roth, que interpretou o papel de "Abominável" no seriado She Hulk, teve sua morte anunciada nesta segunda-feira (31), após a revista Variety divulgar um comunicado da família.
O músico de 25 anos faleceu no domingo (16) após travar uma dura batalha contra um coriocarcinoma, um tipo de câncer raro e extremamente agressivo.
Roth foi diagnosticado com câncer de células germinativas em novembro de 2021, quando o câncer já se encontrava no estágio 3, considerado avançado.
VEJA TAMBÉM-> TIM ROTH: ator de Mulher-Hulk perde filho para o câncer
CÂNCER DE CELULAS GERMINATIVAS: O QUE É?
O câncer ou tumores de células germinativas são neoplasias benignas ou malignas derivadas das células que dão origem às células reprodutoras: espermatozoides e óvulos.
Os tumores de células germinativas se dividem em dois tipos: seminomas e não seminomas.
Os seminomas afetam as células produtoras de esperma, representando 50% dos casos, e costumam responder bem ao tratamento.
Os não seminomas são um tipo de câncer de células germinativas que ocorre entre a adolescência e os 30 anos, e tendem a crescer e se espalhar mais depressa. Estão subdivididos em:
- carcinoma embrionário, que tende a crescer e se espalhar rapidamente;
- carcinoma do saco vitelino, que geralmente atinge meninos e adolescentes. e
- coriocarcinoma, que é raro e extremamente agressivo
Veja publicação em que Comarc Roth anuncia ter sido diagnosticado com câncer de células germinativas (coriocarcinoma)
Em publicação no Instagram, Cormac Roth relatou como o coriocarcinoma afetou sua vida no auge dos seus 25 anos.
"Ele tirou metade da minha audição, 60 quilos de peso, minha confiança, e continuará seu caminho assassino até que eu consiga pará-lo de alguma forma e matá-lo. Mas isso não tirou minha vontade de sobreviver, ou meu amor por fazer música. Ainda não me derrubou”, escreveu.
CÂNCER DE CÉLULAS GERMINATIVAS: DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO
No caso de aparecimento de neoplasias na região dos testículos, o médico fará uma ultrassonografia e exames de sangue para avaliar os marcadores tumorais presentes na corrente sanguínea do paciente.
Se o diagnóstico para câncer for positivo, o médico irá marcar uma cirurgia na qual será feita uma biópsia do tumor, e, em caso positivo, o paciente deverá ser submetido a uma orquiectomia - a retirada do testículo afetado pelo câncer.
Nos casos em que o câncer está mais avançado, o paciente deverá passar por sessões de quimioterapia para prevenir a ocorrência de metástases.
Os sintomas de câncer de testículo variam de pessoa para pessoa:
- Pequeno nódulo duro e indolor, perceptível quando apalpado
- Mudança na consistência dos testículos
- Sensação de peso no saco escrotal
- Dor no baixo-ventre ou na virilha
- Acúmulo de fluido no escroto
- Dor ou desconforto no testículo ou escroto
- Crescimento das mamas ou perda do desejo sexual
- Crescimento de pelos no rosto ou corpo cedo demais em meninos
- Dor lombar, se o câncer se espalhou
REFERÊNCIAS
Sobre o Câncer de Testículo - https://www.oncoguia.org.br/conteudo/sobre-o-cancer/719/157/#:~:text=O%20coriocarcinoma%20puro%20geralmente%20n%C3%A3o,Teratoma. Acessado em 31/10/2022
A.C.Camargo Cancer Center - https://www.accamargo.org.br/sobre-o-cancer/tipos-de-cancer/testiculos. Acessado em 31/10/2022