NOVA ONDA COVID: Faltam doses de CoronaVac para crianças no Recife; vacinação é suspensa para público de 3 e 4 anos
Após o governo federal não enviar novas remessas da vacina, o Recife suspendeu aplicação para crianças de 3 e 4 anos
Nesta segunda-feira (7), a Prefeitura do Recife enviou um ofício para o Ministério da Saúde (MS) cobrando o envio de novas doses de CoronaVac para a capital pernambucana.
Após o MS não enviar novas remessas do imunizante que protege contra a covid-19, a cidade precisou suspender, a partir desta segunda-feira (7), a aplicação da primeira e segunda doses para crianças de 3 e 4 anos, visto que essa é a única vacina permitida para essas faixas etárias.
NOVA ONDA COVID? CASOS AVANÇAM NO RECIFE
A suspensão ocorre no momento em que o Recife vivencia aumento no número de casos de covid-19 (clique aqui para saber mais).
De 30 de outubro a 5 de novembro, foram realizados 2.391 exames nos pontos de testagem do Recife. Desse total, 624 foram positivos para covid-19, deixando o índice de positividade em 26,1%.
- NOVA ONDA COVID: subvariante BQ.1 da ômicron chegou em Pernambuco? Veja atualizações sobre o aumento de casos
- Enem 2022: diante da nova onda de covid-19, candidatos do Enem devem usar máscaras durante as provas?
- NOVA ONDA COVID? Casos avançam no Recife, e cenário alerta para chance de nova onda
- COVID-19: Fiocruz confirma subvariante Ômicron BQ.1 no Brasil. Veja onde
CORONAVAC EM FALTA PARA CRIANÇAS
Com a falta de perspectiva por parte do Ministério da Saúde em enviar novas remessas da CoronaVac, outros municípios do País, como Rio de Janeiro, também precisaram suspender a vacinação de crianças nos últimos dias.
As últimas doses de CoronaVac que constavam no estoque da Secretaria de Saúde (Sesau) municipal foram utilizadas no domingo (6).
Em setembro, com o estoque da vacina baixo e sem previsão para normalização da distribuição para os estados e municípios, a Sesau restringiu os locais de vacinação deste público para locais específicos, para evitar perdas das vacinas que estavam em estoque.
Até o momento, 10.752 crianças com 3 e 4 anos foram vacinadas na capital pernambucana com a primeira dose contra a covid-19. Isso representa 24,91% de cobertura vacinal. Desse total, 3.425 (7,94%) já receberam a segunda dose e completaram o esquema vacinal.