ERISIPELA: Veja qual é suposta DOENÇA que acomete o estado de saúde de BOLSONARO
Veja quais são os sintomas e como é feito o tratamento da doença que está supostamente acometendo o estado de saúde do presidente Jair Messias Bolsonaro
A erisipela é um processo infeccioso que ocorre na pele e é causado por bactérias que penetram o corpo através de pequenos ferimentos e, posteriormente, podem causar complicações mais severas à saúde.
Um dos principais sintomas causados pela erisipela é o aparecimento de lesões na pele que ocorrem principalmente na região das pernas, mas que também podem atingir a região da face.
A principal causadora da erisipela é a bactéria Streptococcus pyogenes do grupo A, mas a infecção também pode ocorrer pela Haemophilus influenzae tipo B. Ambas necessitam de uma porta de entrada para se instalarem no organismo, como as frieiras e outras lesões.
Recentemente, o atual presidente da república, Jair Bolsonaro, comentou com aliados que os médicos suspeitam de que ele esteja com a doença.
ERISIPELA: Qual é suposta DOENÇA que acomete o estado de saúde de BOLSONARO
LEIA MAIS -> BOLSONARO DOENTE? Saúde do presidente gera PREOCUPAÇÃO, diz revista
ERISPELA SINTOMAS
Depois que a bactéria causadora da erisipela se instala no organismo, os primeiros sintomas apresentados pelo corpo são os mais comuns diante de uma infecção. São eles:
- Febre alta
- Tremores
- Mal-estar
- Náuseas
- Vômitos
As alterações na pele podem se apresentar rapidamente e variam desde uma simples vermelhidão, dor e inchaço até a formação de bolhas e feridas por necrose. Também é comum que o paciente se queixe de íngua (aumento dos gânglios linfáticos na virilha).
ERISIPELA DIGANÓSTICO E TRATAMENTO
O diagnóstico da erisipela deve ser feito por um médico, que irá observar os sintomas apresentados pelo paciente e, se necessário, realizará uma biópsia ou exame de cultura.
O tratamento da infecção, quando o indivíduo apresenta boas condições físicas, se dá através do uso de antibióticos ministrados pela via oral, repouso e elevação dos membros afetados por duas semanas e, em alguns casos, injeções de penicilina podem ser ministradas para auxiliar na recuperação.
Nos casos de pessoas diabéticas e obesas, o uso de antibióticos deve ser repetido periodicamente para que evitar as erisipelas de repetição.
ERISIPELA PODE MATAR?
Nos casos em que o paciente com erisipela apresenta uma condição de saúde mais debilitada, a infecção pode evoluir para erisipela bolhosa, que acomete camadas mais profundas da pele, destruindo a gordura e o tecido muscular.
Erisipela bolhosa
Essa condição mais evoluída da erisipela pode ocasionar a amputação dos órgãos afetados ou levar a quadros de sepse, que oferecem risco de morte.
COMO SE PREVENIR DA ERISIPELA
Aqui vão algumas dicas de como se prevenir ou evitar o reaparecimento da erisipela:
- Enxugue bem os vãos entre os dedos, assim você evita a proliferação de fungos que podem causar frieiras e, posteriormente, causar a erisipela.
- Procure variar o calçado que você utiliza no dia a adia para não facilitar o desenvolvimento de micoses e outras condições que possam servir de porta de entrada para as bactérias
- Meias elásticas são uma boa opção para reduzir as chances de provocar edemas (inchaços) na pele
- Diabéticos: procurem examinar, sempre que possível, possíveis lesões nos pés e membros inferiores
- Não se automedique. Ao aparecerem os sintomas, procure um médico, só ele dirá qual o procedimento mais adequado para o tratamento da erisipela