PANDEMIA

NOVA ONDA COVID: com FILAS nos centros de testagem, Recife ultrapassa 1.600 exames de covid-19 por dia; positividade sobe para 30%

Gerente de Vigilância Epidemiológica diz que "hoje a procura alcançou o pico, e atendemos até além do que estava previsto"

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 09/11/2022 às 20:37 | Atualizado em 16/11/2023 às 17:07
Notícia
X

Com o aumento no número de pessoas com sintomas de covid-19, cresce também a procura pelos exames que detectam a doença nos pontos de testagem de todo o Brasil.

No País, a taxa de positividade dos testes de covid-19 está em ascensão, apesar de a maioria dos casos ser leves até o momento. 

O Recife segue o cenário nacional de incremento dos casos de covid-19, o que também ocorre em países da Europa e nos Estados Unidos. 

O último balanço da Secretaria de Saúde do Recife (Sesau), segundo apurou a reportagem do JC na noite desta quarta-feira (9), os oito pontos de testagem da capital pernambucana chegaram a realizar, juntos, 1.684 exames para diagnóstico da doença. Esse é o número do dia anterior (8). O dado referente a hoje (9) ainda está em análise. 

"A cada dia, desde a última sexta-feira (4), temos observado um aumento no número de pessoas que vão aos centros de testagem da Prefeitura do Recife. Hoje a procura alcançou o pico, e atendemos até além do que estava previsto", informa a gerente de Vigilância Epidemiológica da Sesau, Natália Barros

Ela diz que a prefeitura tinha previsto a oferta de 1.340 testes rápidos (no dia 8), mas a procura foi maior, o que fez os pontos de testagem ultrapassarem o volume planejado, chegando a realizar 1.684 exames. Desse total, 30% foram positivos para covid-19

CLIQUE AQUI PARA LER TAMBÉM -->> NOVA ONDA COVID: Quando devo fazer o teste de covid?

A título de comparação, na sexta-feira (4), quando a demanda começou a aumentar nos centros de testagem, foram realizados 653 testes. Naquela semana, a positividade estava em torno de 25%. E na última semana de outubro, o índice de positividade foi de 15,5%. 

"Para amanhã (dia 10), a expectativa é que a gente alcance novamente um número alto de testes realizados. Se formos olhar só o que temos nas marcações feitas hoje (dia 9), já estão agendados, até o momento (18h30) quase 800 testes para amanhã", diz Natália. 

"Como o sistema funciona até a meia-noite, certamente esse número ainda aumenta. E, além das pessoas que marcam os exames, ainda há os que chegam aos pontos de testagem sem agendamento", acrescenta. 

Dois oito pontos de testagem da Prefeitura do Recife, três recebem a população também por demanda espontânea (sem necessidade de marcação prévia). São eles: o centro de testagem Parque Dona Lindu; o Centro de Saúde José Dustan e o Centro de Saúde Professor Mário Ramos (veja mais informações sobre horários e dias de funcionamento ao final desta reportagem)

Questionada sobre a possibilidade de o Recife aumentar o número de locais onde se oferta a testagem para covid-19, Natália diz que o planejamento atual considera ampliar a realização diária de exames nos locais onde eles já são feitos. "Para isso, aumentaremos o quadro de recursos humanos."

O novo aumento dos casos de covid, em todo o mundo, está associado à circulação de novas subvariantes da ômicron (BQ.1 e XBB), que podem ser mais transmissíveis e resistentes às barreiras vacinais, segundo estudos iniciais.

Até o momento, contudo, Pernambuco não detectou a circulação das novas subvariantes, mas especialistas consideram que, assim como em outros Estados brasileiros e em outros países, o aumento no número de casos está associado a essas novas cepas do coronavírus.

VEJA QUEM DEVE TESTAR

  • Pessoas que apresentem pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas: febre (mesmo que referida), calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, alteração no paladar ou olfato;
  • Contatos próximos de casos confirmados de covid-19: convívio familiar, colegas de sala ou colaboradores que compartilham espaços comuns;
  • Recém-nascido, cuja mãe seja caso suspeito ou confirmado de covid-19;
  • Gestantes, independentemente da idade gestacional;
  • Pacientes no pré-operatório de cirurgias eletivas;
  • Indivíduos severamente comprometidos;
  • Pacientes com indicações de tratamento oncológico clínico e/ou cirúrgico;
  • Estabelecimentos de ensino: estudantes, trabalhadores da educação e colaboradores sintomáticos;
  • Contato próximo de pessoas com casos sintomáticos: convívio familiar, colegas de sala ou colaboradores que compartilham espaços comuns

TESTE RÁPIDO COVID RECIFE

A rede de saúde do Recife oferece a testagem em centros específicos para atender a demanda da população, disponíveis para agendamento (clique aqui para agendar).

A abertura de vagas é feita diariamente, sempre a partir das 15h do dia anterior à oferta dos testes.

ONDE FAZER TESTE DE COVID NO RECIFE 

Centro de testagem Parque Dona Lindu (demanda espontânea e agendamento)

De domingo a domingo, das 8h30 às 17h

Centro de Saúde José Dustan (demanda espontânea e agendamento)

De domingo a domingo, das 8h às 16h30

Centro de Saúde Professor Mário Ramos (demanda espontânea e agendamento)

De domingo a domingo, das 8h às 17h

Upinha Dr. Moacyr André Gomes

É necessário agendamento.

De segunda a quinta, das 8h às 12h e das 13h às 16h30

Sextas, das 8h às 12h e das 13h às 16h

Upinha Governador Eduardo Campos

É necessário agendamento.

De segunda a quinta, das 8h às 12h e das 13h às 16h30

Sextas, das 8h às 12h e das 13h às 16h

Upinha Vila Arraes

É necessário agendamento

De segunda a quinta, das 8h às 12h e das 13h às 16h30

Sextas, das 8h às 12h e das 13h às 16h

Policlínica Arnaldo Marques

É necessário agendamento

De segunda a quinta, das 8h às 12h e das 13h às 16h30

Sextas, das 8h às 14h30

Policlínica Waldemar de Oliveira

É necessário agendamento

Segundas, quartas e sextas, das 13h às 16h30

Terças e quintas, das 8h às 12h

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor