Câncer de próstata

NOVEMBRO AZUL: veja quais são os sintomas e quais os exames que detectam o câncer de próstata

Diariamente, 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata. A doença é uma das que mais afeta a população masculina

Imagem do autor
Cadastrado por

Allan Petterson

Publicado em 15/11/2022 às 6:15
Notícia
X

No dia 17 de novembro é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. A data traz consigo a importância da prevenção, do tratamento e, mais importante, da realização do exame que pode salvar a vida de vários homens.

Embora ainda seja um tabu para muitos homens, a prevenção do câncer de próstata tem grande importância e vantagens, isso porque o diagnóstico do tumor, quando feito precocemente, garante maiores chances de cura

O câncer de próstata é uma das doenças que mais afetam a população masculina, e representa 29,2% dos tumores diagnosticados na população. Os dados são do Inca (Instituto Nacional do Câncer). 

Só no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, diariamente 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e 3 milhões convivem com a doença. 

CÂNCER DE PRÓSTATA SINTOMAS

O câncer de próstata, em sua fase inicial, pode não apresentar sintomas, mas quando apresenta, os mais comuns são: 

  • Dificuldade de urinar (demora em começar e terminar)
  • Diminuição do jato de urina
  • Necessidade de urinar mais vezes ao dia 
  • Sangue na urina 

Apesar disso, esses sintomas também podem ocorrer devido a doenças benignas, como a hiperplasia benigna da próstata ou a prostatite

De qualquer forma, a recomendação é para que, ao aparecerem esses sintomas, o homem busque atendimento médico e inicie a realização de exames preventivos. 

QUAIS SÃO OS EXAMES QUE DETECTAM O CÂNCER DE PRÓSTATA

Atualmente, existem dois exames que detectam o câncer de próstata. 

Exame de toque retal: o médico avalia tamanho, forma e textura da próstata, introduzindo o dedo protegido por uma luva lubrificada no reto. Este exame permite palpar as partes posterior e lateral da próstata;

Exame de PSA:  é um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata - Antígeno Prostático Específico (PSA). Níveis altos dessa proteína podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata.

Confirmação do câncer de próstata

A confirmação do câncer de próstata, de fato, só poderá ser feita a partir de uma biópsia. Nesse exame, são retirados pedaços muito pequenos da próstata para que sejam analisados no laboratório. 

A biópsia é indicada apenas nos casos em que alterações nos exames de toque e PSA sejam detectadas. 

Veja também: NOVEMBRO AZUL FRASES: veja mensagens motivacionais para o Novembro Azul

PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA

A questão da prevenção é algo bastante discutido entre alguns especialistas. Alguns afirmam que o exame preventivo deve ser feito por todos os homens, com sintomas ou não; outros alegam que homens sem sintomas não precisam. 

O Ministério da Saúde, assim como a Organização Mundial da Saúde (OMS), não recomendam que exames de rastreamento do câncer de próstata sejam realizados em pacientes sem sinais ou sintomas da doença.

ASSISTA: Novembro Azul: especialistas tiram dúvidas sobre o câncer de próstata

GRUPO DE RISCO DEVE FAZER O EXAME DE PREVENÇÃO CONTRA CÂNCER DE PRÓSTATA

Alguns homens, enquadrados no grupo de fatores de risco devem, sim, realizar o exame de rastreamento do câncer de próstata.

Veja quais são os fatores risco para o câncer de próstata

Idade: o risco aumenta com o passar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos; 

Histórico familiar: os homens com histórico de câncer de próstata na família (avô, pai ou irmão) antes dos 60 anos, devem fazer o exame preventivo para câncer de próstata. 

Sobrepeso ou obesidade: segundo estudos, homens com o peso corporal mais elevado apresentam maiores riscos de desenvolverem câncer de próstata. 

Aumento dos casos graves de câncer de próstata

De acordo com o médico urologista da Multihemo Onclínicas Renan Eboli, o número de casos de câncer de próstata graves tem crescido no Brasil. Segundo ele, a pandemia foi um dos fatores que potencializam esse crescimento.

“Com a pandemia, infelizmente estamos notando aumento no número de tumores graves, porque os pacientes deixaram de se cuidar e fazer os exames de rotina”, explicou.

 

Tags

Autor