Leucoplasia

LEUCOPLASIA É CÂNCER? Entenda cirurgia de LULA e saiba estado de saúde do presidente eleito

Veja o que diz boletim emitido pelo hospital onde Lula estava internado sobre leucoplasia na laringe

Imagem do autor
Cadastrado por

Allan Petterson

Publicado em 21/11/2022 às 14:33 | Atualizado em 02/12/2022 às 15:30
Notícia
X

Com informações do Estadão Conteúdo

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu entrada, no domingo (20), no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para passar por um procedimento cirúrgico para retirar uma leucoplasia da prega vocal esquerda.

O boletim emitido pela equipe médica do hospital afirmou que Lula recebeu alta na manhã desta segunda-feira (21) e que uma equipe médica o acompanha durante o repouso.

 

O QUE É LEUCOPLASIA?

A leucoplasia é caracterizada por placas brancas que podem aparecer em regiões mucosas da boca, laringe, faringe ou nariz. São lesões causadas pelo desgaste ou inflamações do tecido desses órgãos.

Nos casos mais graves, a região atingida pela leucoplasia é alterada e pode se tornar um câncer. Por isso, quanto antes a pessoa identificar e tratar a lesão, melhor.

Segundo Luciana Miwa Nita Watanabe, diretora da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), a leucoplasia pode ser provocada por uma inflamação crônica causada por outra doença.

"Se a pessoa tem um quadro de infecção de garganta, por exemplo, em que ela tossiu muito e forçou em excesso as cordas vocais, ela pode ter uma leucoplasia", diz a especialista.

LEUCOPLASIA DIAGNÓSTICO

A identificação da leucoplasia é feita a partir de exames de observação.

"Quando é na boca, só do paciente abrir a boca, a gente já consegue ver, mas na laringe, geralmente, a gente faz um exame de videolaringoscopia, em que a gente usa uma ótica em um sistema de vídeo para ver a parte da laringe", explica Luciana.

A maioria dos casos de leucoplasia é de faringe e boca. Os homens acima dos 60 anos são os mais afetados pela doença.

LEUCOPLASIA SINTOMAS

Os sintomas da leucoplasia podem ser silenciosos em alguns casos, mas em outros são a rouquidão, pigarro, ardência, dor e incômodo na região afetada.

Pessoas fumantes que têm alteração na voz devem procurar o quanto antes um médico para realizar os exames necessários.

"É importante que as pessoas se atentem a esses sintomas e, principalmente, evitem o cigarro ou parem de fumar para que o quadro não evolua para um tumor maligno", diz Aline Lauda, membro do Comitê de Câncer de Cabeça e Pescoço da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC).

LEUCOPLASIA TRATAMENTO

O tratamento de leucoplasia varia a depender do caso. Geralmente, é feita uma cirurgia de retirada da lesão junto a uma biópsia, como foi feito em Lula.

"O tratamento varia desde o uso de medicamentos com o objetivo de reduzir a inflamação local, até cirurgias de baixa a alta complexidade", explica Luciana.

Em casos de tumor maligno, Aline diz que o tratamento é delicado, pois não se pode "tratar de mais, nem de menos".

"A região das cordas vocais, por exemplo, é uma região muito delicada, pois não podemos fazer um procedimento que comprometa a voz do paciente para sempre, mas também não podemos deixar que o tumor cresça", diz a médica.

Segundo Aline, cânceres de boca e faringe tendem a não se alastrar com facilidade para outras partes do corpo.

CÂNCER DE LULA VOLTOU?

Em 2011, Lula foi diagnosticado com um câncer de três centímetros na laringe e precisou passar por mais de 30 sessões de quimioterapia.

Apesar de ter sido internado neste último domingo, a equipe médica do hospital Sírio Libanês garante que o câncer de Lula não retornou.

Além disso, o boletim médico desta segunda-feira (21) informou que o procedimento mostrou ausência de neoplasia, ou seja, ausência de câncer.

LEIA MAIS: LEUCOPLASIA: entenda a DOENÇA DE LULA; como é o TRATAMENTO da LEUCOPLASIA NA LARINGE e o que mostram os EXAMES DE LULA

LULA foi INTERNADO? O que ACONTECEU com o PRESIDENTE ELEITO?

CÂNCER DE LARINGE: ENTENDA A DOENÇA QUE AFETOU LULA EM 2011

O câncer de laringe é uma doença que corresponde a 25% dos tumores malignos que acometem as áreas da cabeça e do pescoço e é predominante em homens acima dos 40 anos.

Os fatores que potencializam o aparecimento do câncer de laringe são o álcool e o fumo - este potencializa em 10 vezes a chance do desenvolvimento da doença.

Além destes dois, estresse, mau uso da voz, excesso de gordura e exposição a partículas como cimento, madeira e fuligem também estão associados ao desenvolvimento do câncer de laringe.

Tags

Autor