CUIDADOS PALIATIVOS

SAÚDE PELÉ: o que são CUIDADOS PALIATIVOS? Entenda situação de PELÉ COM CÂNCER

Saiba o que é e quais as consequências dos cuidados paliativos em hospital, como é o caso de Pelé com câncer

Imagem do autor
Cadastrado por

Meliah Batista

Publicado em 03/12/2022 às 9:56 | Atualizado em 07/12/2022 às 13:00
Notícia
X

O destaque atemporal do futebol brasileiro, Pelé, foi internado na última terça-feira (29) no Hospital Israelita Albert, aos 82 anos, e agora se encontra em cuidados paliativos exclusivos.

O ex-jogador Pelé estava realizando sessões de quimioterapia desde setembro de 2021 para tratar de um câncer no intestino, que precisou de cirurgia de retirada do tumor no cólon (intestino grosso).

Além disso, os diagnósticos também apresentaram metástases no intestino, no pulmão e no fígado.

Pelé realizou três procedimentos cirúrgicos nos últimos anos, entre eles a colocação de prótese no quadril e mais duas operações para corrigi-la.

De acordo com apuração da Folha de São Paulo, Pelé não responde mais à quimioterapia, por isso, no momento, seus médicos estão realizando cuidados paliativos exclusivos.

O QUE SÃO CUIDADOS PALIATIVOS?

Os cuidados paliativos são uma alternativa de tratamento para os casos clínicos de pacientes, como Pelé, que possuem enfermidades graves ou que não têm mais possibilidade de cura.

O foco dos cuidados paliativos é aliviar o sofrimento, a dor física e emocional, não apenas do indivíduo, mas também da família que acompanha todo o quadro de uma doença intrusiva como o câncer.

O objetivo dos cuidados paliativos não é o de curar. Os cuidados paliativos também podem ser denominados como cuidados de conforto, cuidados de suporte e gerenciamento de sintomas.
Instituto do Câncer

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os cuidados paliativos devem ser promovidos por uma equipe multidisciplinar, ou seja, diversas especialidades que trabalhem em conjunto.

Entre elas, estão incluídos médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais e até mesmo líderes religiosos, tudo para confortar o paciente e a família.

No entanto, o principal profissional que acompanha o tratamento de uma pessoa com câncer, como é o caso de Pelé, e indica os cuidados paliativos específicos, é o médico oncologista.

80 anos de Pelé: O dia em que o Rei do Futebol se rendeu ao talento de Bita, ex-jogador do Náutico

REFERÊNCIAS:

Cuidados paliativos – Instituto do Câncer 

Pelé não responde mais à quimioterapia e está em cuidados paliativos – Folha de São Paulo 

Citação

O objetivo dos cuidados paliativos não é o de curar. Os cuidados paliativos também podem ser denominados como cuidados de conforto, cuidados de suporte e gerenciamento de sintomas.

Instituto do Câncer

Tags

Autor