COPA DO MUNDO

GRIPE DO CAMELO: O que é, sintomas, transmissão e risco da GRIPE DO CAMELO NA COPA DO CATAR

Em meio à Copa do Mundo do Catar, especialistas têm alertado sobre a gripe do camelo

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 18/12/2022 às 12:11 | Atualizado em 18/12/2022 às 12:18
Notícia
X

A síndrome respiratória do Oriente Médio (Mers) é uma doença respiratória viral causada pelo coronavírus da síndrome respiratória do Oriente Médio (Mers-CoV), segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Ela ficou popularmente conhecida como "gripe do camelo".

A doença foi detectada pela primeira vez na Arábia Saudita em 2012.

"As origens do vírus não são totalmente compreendidas, mas de acordo com a análise de diferentes genomas, acredita-se que ele pode ter se originado em morcegos e depois transmitido aos camelos em algum momento, no passado distante", informa a OMS.

Em meio à Copa do Mundo do Catar, especialistas têm alertado sobre a doença. Eles salientam que as pessoas que voltam da Copa do Mundo podem estar em risco de "gripe do camelo", uma infecção causada pelo Mers.

Três jogadores franceses (Dayot Upamecano, Adrien Rabiot e Kingsley Eat) manifestaram sintomas da gripe do camelo.

Dayot e Adrien, devido à doença, não jogaram a partida contra o Marrocos pelas semifinais da Copa do Mundo do Catar. Já Kingsley iniciou a partida, pela final, no banco de reservas neste domingo (18).

GRIPE DO CAMELO TRANSMISSÃO

No Catar, foram registrados dois casos de Mers este ano, relacionados a contatos com camelos.

A doença pode ser transmitida de pessoa para pessoa, é mais mortal que a covid-19 e causa o óbito em mais de um terço de seus pacientes, em comparação com menos de 4% daqueles infectados pelo novo coronavírus (causador da covid-19).

GRIPE DO CAMELO SINTOMAS

A Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido (UKHSA) orientou médicos sobre pessoas que apresentam sintomas como dificuldades respiratórias e febre, que tenham voltado da Copa do Mundo no Catar ou tido contato com pessoas que foram assistir aos jogos do Mundial.

"O Mers pode ser adquirido por contato próximo com camelos ou pelo consumo de produtos de camelo, por exemplo, leite de camelo não pasteurizado", alertou a UKHSA.

Tags

Autor