Piso Salarial Enfermagem

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: entidades da saúde indicam FALTA DE FONTE DE RECURSOS para financiar o piso

Grandes entidades ligadas ao setor da saúde apontam necessidade de clareza sobre as fontes de financiamento do piso salarial enfermagem

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriel Guilherme

Publicado em 28/12/2022 às 8:44 | Atualizado em 28/12/2022 às 13:44
X

O piso salarial enfermagem já passou por todos os trâmites, sendo sancionado pela Presidência da República. Porém, ainda não está valendo para a categoria.

A medida se encontra em status de suspensão há cerca de três meses, por decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A suspensão aconteceu devido à ausência de clareza das fontes de recursos para a implementação do piso nacional da enfermagem no País.

Inclusive, entidades ligadas à saúde questionam a falta de recursos, o que pode ser uma barreira para a aplicação do novo piso da enfermagem.

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: ENTIDADES APONTAM FALTA DE FONTES DE RECURSOS PARA FINANCIAR A MEDIDA

De acordo com comunicado divulgado pela Associação Brasileira dos Secretários de Fazenda (Abrasf), as emendas constitucionais (ECs) 127 e 128 apontam falta de fontes de recursos para o piso salarial enfermagem 

Na opinião da entidade, “a impossibilidade de a União criar despesas obrigatórias para municípios e demais entes federados por meio de Lei Federal”.

Outro órgão também se manifestou sobre a falta de financiamento para viabilizar o piso salarial enfermagem.

A Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde) destacou que não foram criadas novas fontes de recursos, mas houve a realocação do montante já existente para financiar o piso da enfermagem:

A PEC 42 não estabelece uma nova fonte de recursos para custear o piso, ela apenas realoca recursos existentes ou supostos”, afirmou, em comunicado.

Além disso, o órgão também apontou que não foram levadas em consideração as diferenças econômicas entre os municípios do País, ou quais seriam as fontes de recursos para o piso salarial enfermagem:

É fundamental avançar na busca de alternativas que tornem viável a aplicação da lei do piso da enfermagem sem colocar em risco a saúde dos estabelecimentos e a sustentabilidade do sistema público e privado”.

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: MUNICÍPIOS ESPALHADOS PELO PAÍS JÁ ESTÃO PAGANDO A MEDIDA PARA A CATEGORIA

Apesar de estar suspenso nacionalmente, o piso salarial enfermagem será pago já no início de 2023 em vários municípios

O novo piso da enfermagem já vai ser aplicado para a categoria em cidades como Alto Taquari, no Mato Grosso do Sul, e Fortaleza, capital do Ceará.

Em São Miguel do Iguaçu, no estado do Paraná, o piso salarial enfermagem já está sendo pago, como uma maneira de valorizar a categoria, segundo o prefeito Boaventura Manoel:

Isso também é uma forma de incentivar todos a se dedicarem cada vez mais e cuidarem bem da nossa população”, comentou.

NOVO PISO SALARIAL ENFERMAGEM: SETOR PRIVADO VAI DEMITIR PROFISSIONAIS PARA DEPOIS RECONTRATÁ-LOS? SAIBA NO VÍDEO ABAIXO:


Tags

Autor