GRATIDÃO

DIA DA GRATIDÃO: veja os BENEFÍCIOS da GRATIDÃO para a SAÚDE

A gratidão pode ser definida como uma arte que atrai coisas boas, inclusive saúde

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 06/01/2023 às 12:37 | Atualizado em 06/01/2023 às 13:02
Notícia
X

"A gratidão é o vinho da alma. Vá em frente. Embriague-se!".

A frase acima é do mestre espiritual Rûmî, nascido no século 13, onde hoje é o Afeganistão. Ele é
considerado um dos maiores poetas do mundo. 

As palavras de Rûmî continuam a representar a grandiosidade da gratidão e das atitudes que podem acompanhá-lo.

HOJE DIA DA GRATIDÃO

Com a rotina repleta de compromissos, raramente desviamos a alma e o coração para manifestarmos gratidão – um sentimento prazeroso de agradecimento à vida, às pessoas e a tudo o que nos acontece. 

O dia 6 de janeiro é representado pelo Dia da Gratidão.

BENEFÍCIOS DA GRATIDÃO

Por tantos benefícios associados a essa atitude, a gratidão pode ser definida como uma arte que atrai coisas boas, inclusive saúde.

Nesse contexto, talvez a prática da gratidão esteja na lista de prioridades para este novo ano

É tempo de fazermos uma retrospectiva de como os bons acontecimentos podem estar acima das dificuldades - e sermos gratos por isso. 

"Vivemos diante de um modelo de funcionamento com cobranças. Estamos preocupados em fazer o melhor e atender a demandas sempre com o pensamento no futuro. Tudo isso gera ansiedade pela tentativa de nos anteciparmos o que ainda pode estar por vir", explica o psiquiatra Tiago Queiroz.

"Deixamos de viver o presente, de perceber os momentos positivos e de agradecer por eles", acrescenta. 

SIGNIFICADO GRATIDÃO

A gratidão é algo que não deve faltar nas nossas relações por todas as dádivas que esse sentimento traz. Exercitar a gratidão oferece benefícios físicos, emocionais e sociais.

"Estudos já mostram que a atitude contribui para diminuir a dor crônica, ajuda a controlar os níveis de pressão arterial e melhora a qualidade do sono”, frisa o médico.

Além disso, demonstrar gratidão favorece a redução dos estados de ansiedade e de estresse.

A justificativa para tanto bem-estar emocional vem do fato de que, com gratidão, passamos a diminuir o foco nas dificuldades, nos problemas e nas tarefas que não saem do jeito que gostaríamos.

"A gratidão faz as pessoas equilibrarem os pensamentos (sobre o que acontece de bom e de ruim), refletirem sobre coisas que dão certo e, assim, tornam-se gratas. Ao mesmo tempo, elas sabem que há responsabilidades com as quais se deve preocupar e com atitudes que precisamos mudar”, ressalta Tiago.

Ou seja, a gratidão equilibra as nossas sensações, ao mesmo tempo em que ensina a aprendermos que os nossos pensamentos e ações nos tornam responsáveis pelo bem-estar que almejamos alcançar.

Nessa linha, a prática da gratidão funciona como um autocuidado e um exercício de compensação.

PELO O QUE VOCÊ É GRATO?

"As coisas ruins tendem a vir meio que automaticamente na nossa cabeça porque elas são interpretadas como ameaçadoras. A gratidão, por outro lado, necessita de uma ação intencional. Precisamos parar para refletir sobre momentos bons e agradecer por eles. É o caminho do equilíbrio", complementa o psiquiatra.

Ele ainda chama a atenção para o duplo benefício proporcionado pela gratidão, a partir do momento em que nos sentimos bem ao expressar a gratidão para o nosso semelhante, que também experimenta satisfação.

É essa replicação do bem-estar que faz lembrar o escritor Machado de Assis. Sabiamente ele escreveu que “a gratidão de quem recebe um benefício é sempre menor do que o prazer daquele que o faz”.

A frase é mais do que um convite para enxergarmos diariamente a gratidão como um estado mental que conduz a um despertar contínuo para o lado bom da vida, mesmo diante das adversidades. 

 

Tags

Autor