PRETA GIL: artista é diagnosticada com CÂNCER após seis dias internada; entenda o que é ADENOCARCINOMA e o como se dá o tratamento
Preta Gil estava internada há 6 dias no Rio de Janeiro; a artista comunicou o diagnóstico do câncer nas redes sociais
Preta Gil, 48, anunciou nesta terça-feira (10) que foi diagnosticada com um câncer no intestino após ficar seis dias internada na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro.
O comunicado foi dado através das redes sociais da artista, que deverá iniciar o tratamento do câncer de intestino na próxima segunda-feira.
"Vai ficar tudo bem", declarou Preta Gil em suas redes sociais ao anunciar o diagnóstico do câncer.
Veja o comunicado de Preta Gil sobre o diagnóstico do câncer de intestino na integra.
QUAL É O CÂNCER DE PRETA GIL
Segundo a artista, trata-se de um adenocarcinoma localizado na porção final do intestino.
O adenocarcinoma é um tumor maligno que pode afetar vários segmentos do sistema digestivo, inclusive o intestino grosso.
Este câncer é caracterizado pelo aparecimento de um pequeno tumor (pólipo), que após anos aumenta de tamanho e evolui para o adenocarcinoma.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), o adenocarcinoma é o segundo tipo de câncer mais prevalente nas mulheres e o terceiro nos homens.
ENTENDA o que é ADENOCARCINOMA, os SINTOMAS e o como se dá o TRATAMENTO
ADENOCARCINOMA SINTOMAS
Os principais sintomas do adenocarcinoma são as dores e/ou desconforto abdominal, além do incomodo e a alteração do hábito intestinal.
No domingo (8), Preta Gil informou que estava sentindo dores abdominais e que precisaria passar por uma bateria de exames até obter um diagnóstico definitivo.
Vale lembrar, também, da importância de se fazer uma colonoscopia de rotina para detectar possíveis ameaças à saúde. Nas fases iniciais, o adenocarcinoma pode não apresentar sintomas.
ADENOCARCIONOMA TRATAMENTO
Ao serem identificados os sintomas iniciais do adenocarcinoma durante os exames de rotina, a retirada das células cancerígenas pode ocorrer ali mesmo, durante a colonoscopia.
Ademais, nos casos em que há o aparecimento de lesões mais graves, a recomendação é que seja dado início ao tratamento.
Quando o câncer de intestino é identificado de maneira precoce, há chances de cura de até 95%.