CANNABIS MEDICINAL: Tarcísio de Freitas diz que sobrinho só melhorou de síndrome após usar canabidiol
Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas revelou que seu sobrinho possui a síndrome de Dravet e, por isso, utiliza remédios à base de Cannabis medicinal
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sancionou, com vetos, um projeto de lei que libera o fornecimento gratuito de medicamentos à base de canabidiol.
O canabidiol (CBD) é uma substância extraída da Cannabis, também conhecida como a planta da maconha, que está demonstrando efeitos positivos no tratamento de vários problemas de saúde.
Quando o projeto chegou para sanção, Tarcísio de Freitas revelou que o sobrinho dele possui a síndrome de Dravet e, por isso, tinha muitas crises de convulsão.
GOVERNADOR DE SÃO PAULO SOBRE A CANNABIS MEDICINAL:
Segundo o governador paulista, a criança precisava andar de capacete para evitar lesões na cabeça nessas ocasiões, mas passou a ter uma qualidade de vida melhor quando começou a usar medicamentos à base de Cannabis.
Ele só melhorou quando começou a tomar canabidiol. É duro você ter na família alguém com síndrome de Dravet. Você vê uma criança que, em vez de brincar, está convulsionando, convulsionando, convulsionando...Tarcísio de Freitas
Na plateia, pessoas se emocionaram com o relato do governador e com exemplos semelhantes de duas mães, cujos filhos também utilizam a Cannabis medicinal.
CANNABIS MEDICINAL VAI SER LIBERADA?
O projeto aprovado por Tarcísio de Freitas deve estar com um grupo de trabalho formado em até 30 dias para análise da pauta, segundo o governador.
O passo seguinte da proposta é a regulamentação, que deve definir como será feito o fornecimento gratuito dos medicamentos à base de Cannabis na rede de saúde estadual .
Além disso, outro foco é agilizar a identificação de síndromes raras, como a do sobrinho de Tarcísio, que só conseguiu diagnóstico aos 5 anos.
O uso do canabidiol nos casos de transtorno do espectro autista:
Ele só melhorou quando começou a tomar canabidiol. É duro você ter na família alguém com síndrome de Dravet. Você vê uma criança que, em vez de brincar, está convulsionando, convuls
Tarcísio de Freitas