câncer de pênis

CÂNCER DE PÊNIS: veja quais são as PRINCIPAIS CAUSAS da doença que pode causar a amputação do órgão

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), foram registrados quase 2 mil casos de câncer de pênis só no ano de 2022; amputações correspondem a 25% dos números

Imagem do autor
Cadastrado por

Allan Petterson

Publicado em 01/02/2023 às 19:53
Notícia
X

O câncer de pênis, apesar de ser considerado uma doença rara, é uma das neoplasias com maior prevalência no país, ficando atrás apenas de países da África subsaarina. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), no ano de 2022 foram registrados 1.933 casos de câncer de pênis no país , dos quais 59 (25%) resultaram na penectomia - amputação do órgão.

Apesar de ser uma doença evitável através de ações relativamente simples, os especialistas apontam a desinformação e o contexto socioeconômico dos indivíduos como as principais causas do câncer de pênis no país.

“Em países com alto índice de desenvolvimento humano (IDH), o câncer de pênis representa um dos tipos de tumor mais raros. Infelizmente, apesar de sermos um dos países no mundo com maior incidência da doença, a desinformação ainda é muito grande” afirma Dra Karin Anzolch, urologista e diretora de Comunicação da SBU.

CAUSAS DO CÂNCER DE PÊNIS

Higiene íntima

A higienização do pênis de forma inadequada é uma das principais causas da ocorrência do câncer de pênis. Muitas vezes ela está associada à falta de instrução ou condições sociais as quais o indivíduo está inserido.

Fimose

O acúmulo de pele ao redor do prepúcio - conhecido como “cabeça” do pênis - é um potencializador tanto da má higienização do órgão quanto da ocorrência do câncer de pênis.

Quando a pessoa não faz a higiene correta do órgão, a fimose pode acumular secreções, o que acarreta a proliferação de bactérias na região do pênis.

Vírus HPV

O Papilomavírus Humano (HPV) também é tido como um dos grandes causadores do câncer de pênis.

Apesar do Sistema Único de Saúde (SUS) oferecer vacinas gratuitas para meninos de 11 a 14 anos, dados do Sistema Nacional de Imunização (PNI) mostram que apenas 35,6% da população masculina está vacinada - contra 65,8% da feminina.

O dado é preocupante, visto que os homens têm maiores chances de serem transmissores do HPV para as mulheres - que podem desenvolver câncer de colo em decorrência da infecção.

SINAIS E SINTOMAS DE CÂNCER DE PÊNIS

Mudanças na pele do pênis

  • alteração na cor da pele;
  • aparecimento de nódulo(s);
  • ferida que sangra ou não cicatriza;
  • erupção cutânea vermelha sob o prepúcio;
  • pequenas feridas escamosas;
  • crescimento de manchas marrom-azuladas planas;

Fluidos e secreções

  • fluidos malcheirosos
  • sangramento sob o prepúcio

SBU PROMOVE AÇÕES DE COMBATE AO CÂNCER DE PÊNIS DURANTE TODO O MÊS DE FEVEREIRO

Na busca de reduzir o número de casos e evitar amputações, a SBU irá promover ações de conscientização voltadas ao combate do câncer de pênis durante todo o mês de fevereiro.

Além da divulgação de material educativo nas redes sociais da SBU, será feito um mutirão para realizar cirurgias de postectomia em 150 homens atendidos pelo SUS em estados do Norte e Nordeste - onde os índices de câncer de pênis são maiores. 

A SBU, nessa campanha, pretende divulgar essas informações, fazendo com que os homens se conscientizem da importância desses cuidados para evitar essa doença, e também alertando sobre a necessidade de consultar um especialista assim que seja notada alguma alteração nesse órgão”, comenta Dr. Alfredo Canalini, presidente da SBU.

 

Tags

Autor