Harmonização Facial

HARMONIZAÇÃO FACIAL: o que é? Quanto custa? Quem pode fazer? Especialista responde as principais dúvidas sobre procedimento estético; confira

Apesar da popularidade, a harmonização facial ainda é um assunto que desperta muitas dúvidas sobre quem pode fazer a intervenção, como é feita e qual o valor.

Imagem do autor
Cadastrado por

Allan Petterson

Publicado em 04/02/2023 às 12:36 | Atualizado em 04/02/2023 às 12:48
Notícia
X

Nos últimos anos, a harmonização facial, procedimento estético capaz de remodelar o formato do rosto, tem ganhado bastante notoriedade na mídia tradicional e também na internet. 

A busca pelo procedimento cresceu ainda mais quando famosos e influenciadores digitais começaram a publicar os resultados da harmonização facial em suas redes sociais.

Apesar da popularidade, a harmonização facial ainda é alvo de polêmicas e um assunto que desperta muitas dúvidas sobre quem pode fazer a intervenção, como é feita e qual o valor. 

Para esclarecer algumas das principais perguntas do leitor, conversamos com o cirurgião plástico, Dr. Murilo Vasconcellos, que é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica de Pernambuco e que recebe diariamente em sua clínica pacientes interessados na harmonização facial.

O QUE É HARMONIZAÇÃO FACIAL?

Um dos principais equívocos ao trazer a harmonização facial para o campo das discussões é a ideia de que o procedimento estético se consolida como sendo uma única intervenção.  

“A harmonização facial é um nome comercial utilizado para agrupar um conjunto de procedimentos que podem ser feitos visando melhorar a estética do rosto de uma pessoa”, explica o cirurgião. 

Por isso, antes mesmo de que as intervenções estéticas que compõem a harmonização facial sejam feitas, o profissional responsável irá traçar um plano de ações que leva em consideração as necessidades e limites do rosto do paciente

Dentre os instrumentos utilizados no processo de harmonização facial, os mais conhecidos são:

  • ácido hialurônico: substância utilizada para fazer o preenchimento de determinadas áreas da face, como a mandíbula, olhos e queixo; e
  • botox: utilizado para diminuir as marcas de expressão na região da testa, e os “pés de galinha”, marcas formadas na lateral dos olhos

Além desses, também podem ser utilizados fios de sustentação, indicados para pacientes que não possuem uma musculatura firme em determinadas regiões da face; estimulantes de colágeno e outras tecnologias, como a radiofrequência, que promove a redução da flacidez dos tecidos. 

COMO É FEITA A HARMONIZAÇÃO FACIAL

Os procedimentos da harmonização facial, segundo o cirurgião, podem ser divididos em várias etapas, a depender das necessidades de cada paciente. 

“Basicamente, dividimos o processo de harmonização facial em três pilares. Teremos a miomudalação, que é a melhoria - paralisação - da musculatura do rosto, feita com a aplicação do botox; a melhora da qualidade da pele, realizando a reposição do colágeno; e a volumização do rosto, com a aplicação do ácido hialurônico”, explica Vasconcellos.

QUANDO A HARMONIZAÇÃO É EXCESSIVA

Apesar da harmonização facial também poder ser feita em um único dia, o médico alerta para os riscos da hipercorreção, que é quando os resultados alcançados são exagerados. 

"Normalmente, há aqueles profissionais que fazem o procedimento até que o resultado final seja atingido no mesmo dia... O ácido hialurônico age como uma espoja, ou seja, ele ainda vai crescer por mais dois meses, e isso pode causar resultados que desagradam o paciente", pontua.  

É POSSÍVEL REVERTER A HARMONIZAÇÃO FACIAL

O ácido hialurônico, uma vez aplicado no rosto de uma pessoa, pode ter a duração de um ano e meio a dois anos, a depender da região em que foi aplicado.

No entanto, há casos em que os resultados podem não agradar o paciente, daí surge a necessidade de reverter o processo de harmonização facial.

“Existe uma enzima que a gente pode utilizar para fazer a reversão do procedimento, ela é chamada de hialuronidase, que dissolve o ácido hialurônico de imediato”, afirma o dermatologista.

QUEM PODE OPTAR PELA HARMONIZAÇÃO FACIAL

Questionado sobre se há uma idade mínima ou limite para que a harmonização facial possa ser feita, o cirurgião responde que “não”.

“A partir dos 25 anos já pode ser feito [o procedimento de harmonização facial], até mesmo de forma preventiva, pois é nesse período que algumas pessoas começam a perder o colágeno da pele”, esclarece Vasconcellos.

Um dos exemplos mais recentes é o do comediante Dedé Santana que fez harmonização facial aos 86 anos de idade

ASSISTA - DEDÉ SANTANA FAZ HARMONIZAÇÃO FACIAL; CONFIRA ANTES E DEPOIS

QUANTO CUSTA A HARMONIZAÇÃO FACIAL

Para aqueles que desejam realizar as intervenções que compõem a harmonização facial, aí vai:

Os custos dos procedimentos, somados a cada uma das etapas necessárias para que o resultado desejado pelo paciente seja alcançado, podem ultrapassar a casa dos R$ 10 mil reais.

"É bem comum que o paciente pergunte: 'quanto custa uma harmonização facial?', e é impossível prever o custo de alguma coisa que você ainda não sabe do que vai precisar", explica o cirurgião plástico. 

Alguns procedimentos mais "simples" que agrupam a harmonização facial, como a aplicação do botox, podem chegar aos R$ 3 mil

Além disso, algumas regiões da face podem precisar mais do que uma aplicação do ácido hialurônico, que é apresentado em ampolas de 1 ml, o que pode encarecer ainda mais os custos da harmonização facial.

“A variação dos preços é grande pois vai depender da expertise do profissional que irá realizar o procedimento e os custos dos materiais que serão utilizados.”, pontua Vasconcelos. 

QUAL PROFISSIONAL É HABILITADO PARA FAZER A HARMONIZAÇÃO FACIAL

De acordo com Lei 12.842/2013, apenas médicos diplomados estão habilitados a executar procedimentos estéticos invasivos nos pacientes. 

No entanto, de acordo com a Resolução 198/19 do Conselho Federal de Odontologia, dentistas que sejam especializados no curso de Harmonização Orofacial também estão habilitados a realizar as intervenções estéticas em pacientes.  

Tags

Autor