DIA MUNDIAL DE COMBATE AO CÂNCER: estudos mostram que nos próximos 7 anos, o câncer pode chegar a ser a principal causa de morte no mundo
Apesar de impactante, a Estimativa é a principal ferramenta da oncologia Brasileira utilizada para incentivar a implementação de políticas públicas de combate e prevenção do câncer.
Hoje, sábado (4 de fevereiro) é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer, data que tem como objetivo principal conscientizar as pessoas acerca da importância de se obter o diagnóstico precoce da doença e tratá-la.
De acordo com um levantamento do Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que até o ano de 2025 o Brasil terá 704 mil novos diagnósticos da doença, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, que têm 70% de incidência.
No Brasil, o tumor maligno com maior incidência é o de pele não melanoma, que corresponde a cerca de 31,3% do total de casos, seguido pelo câncer de mama (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%).
IMPORTÂNCIA DA ESTIMATIVA NO COMBATE AO CÂNCER
Apesar de impactante, a Estimativa é a principal ferramenta da oncologia Brasileira utilizada para incentivar a implementação de políticas públicas de combate e prevenção do câncer.
Em um recorte feito pelo INCA, a estimativa é que no período de 2023 a 2025 serão registrados cerca de 72 mil novos casos de câncer de próstata em homens de todo o país e 74 mil novos casos de câncer de mama em mulheres.
Levando-se em consideração o Índice de Desenvolvimento Regional (IDH) para ambos os sexos, ocupariam o segundo ou terceiro lugar:
No grupo dos homens
- câncer de cólon e reto - onde o IDH é maior
- câncer de estômago - onde o IDH é menor
No grupo das mulheres
- câncer colo retal - onde o IDH é maior
- câncer de colo do útero - onde o IDH é menor.
PREVENÇÃO DO CÂNCER
O câncer, que é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças caracterizadas pela mutação das células, é uma doença grave e que deve ser diagnosticado e tratado de maneira precoce, aumentando as chances de cura do paciente.
Apesar de ser uma doença relacionada à genética das pessoas, especialistas em saúde advertem que hábitos saudáveis podem reduzir as chances de surgimento dos tumores, como a prática de exercícios e uma dieta saudável.
Além disso, deve-se evitar:
- Tabagismo
- Alcoolismo
- Hábitos sexuais sem proteção
- Abuso de medicamentos
- Exposição à luz solar sem proteção