CARNAVAL: fisioterapeuta dá dicas sobre como evitar LESÕES durante o carnaval
Segundo o especialista, os membros inferiores possuem maiores chances de sofrerem contusões durante o carnaval; saiba como se prevenir
Após dois anos de pandemia, milhares de brasileiros fanáticos pelo carnaval poderão, enfim, matar a saudade de sair às ruas para festejar uma das maiores festas do mundo.
Mas todo o esforço para acompanhar os famosos blocos de rua por longas horas ou subir e descer ladeiras extensas, demanda cuidados para que o folião não sofra eventuais contusões e tenha que antecipar o fim da festa.
Segundo Alexandre Castelo Branco, fisioterapeuta e professor do curso de Fisioterapia da faculdade Estácio Recife, os membros inferiores possuem maiores chances de sofrerem contusões durante o carnaval.
“Considerando que nossas pernas sustentam o peso do nosso corpo, é comum ocorrerem lesões em tornozelos e joelhos. Além disso, a coluna, em especial o segmento lombar, também costuma pagar um preço alto”, explica.
O SEGREDO PARA APROVEITAR O CARNAVAL SEM LESÕES ESTÁ NOS CALÇADOS
Alexandre explica que o segredo para que o folião evite lesões nos locais mais suscetíveis está na escolha do calçado que ele irá utilizar durante o carnaval.
A recomendação do fisioterapeuta é que sejam utilizados tênis confortáveis, como os utilizados para correr ou caminhar, já que estes acomodam melhor os pés e ajudam a amortecer os impactos nas articulações.
Alongamento antes de cair na folia é indispensável
Uma outra dica importante, é alongar bem o corpo antes de cair na folia. Segundo o especialista, isso fará com que o folião não só evite lesões durante a festa, como no pós-festa, também.
“Antes de sair de casa, é indicado realizar exercícios de alongamento da coluna e dos membros inferiores, como coxas, pernas e pés. Isso vai ajudar bastante a minimizar lesões”, orienta o especialista.
Além disso, o fisioterapeuta reforça a importância de consumir bastante líquido durante as festas.
“Outra dica importante é não esquecer de beber bastante água, já que a hidratação é essencial para o bom funcionamento de nossos músculos e ossos”, finaliza.