bebidas clandestinas

CARNAVAL: bebidas CONTAMINADAS com ETILENOGLICOL são um grande risco à saúde dos foliões, alerta nefrologista

Em dezembro do ano passado, na Índia, 42 pessoas morreram e outros 15 ficaram internados em estado grave após terem feito a ingestão de bebidas misturadas ao etilenoglicol. Veja quais são os sintomas e como evitar a intoxicação pelo composto químico

Imagem do autor
Cadastrado por

Allan Petterson

Publicado em 07/02/2023 às 15:23
Notícia
X

Uma das principais características do carnaval de rua é, certamente, o comércio de bebidas alcoólicas por ambulantes espalhados em vários pontos da cidade.

Dentro das caixas térmicas, estão as marcas de bebidas alcoólicas já conhecidas pelo público, como as de cerveja, por exemplo. Porém, outros líquidos vendidos podem ser um perigo para a saúde do folião, como o ‘álcool de má procedência’.

Segundo os especialistas, o “álcool de má procedência” é motivo de alerta por conta do alto risco de intoxicação por etilenoglicol - um produto químico utilizado em motores de automóveis.

Em dezembro do ano passado, na Índia, 42 pessoas morreram e outros 15 ficaram internados em estado grave após terem feito a ingestão de bebidas misturadas ao etilenoglicol.

INTOXICAÇÃO POR ETILENOGLICOL PODE CAUSAR A FALHA DOS RINS

A nefrologista Ana Carolina Pessoa alerta sobre os perigos do etilenoglicol para a saúde de quem faz a ingestão da substância tóxica.

“A ingestão de bebida contaminada com etilenoglicol pode causar inicialmente dor abdominal, náuseas, vômitos e Lesão Renal Aguda, que é a perda rápida da função de ambos os rins, muitas vezes grave, levando os pacientes a necessitar de hemodiálise", alertou a médica. 

Se você desconfiar que pode ter tomado álcool contaminado, deve procurar assistência médica de imediato
Ana Carolina Pessoa, nefrologista

SINTOMAS DE INTOXICAÇÃO POR ETILENOGLICOL

De acordo com a nefrologista, os sintomas da intoxicação por etilenoglicol variam a depender da dose ingerida por uma pessoa.

  • Nos casos de pequenas doses: estado inicial de euforia, seguida de sonolência, fala arrastada e ataxia - dificuldade de se manter a coordenação motora.
  • Nos casos de grandes quantidades: o etilenoglicol pode levar o paciente a um coma.

CUIDADOS PARA NÃO INGERIR ETILENOGLICOL NO CARNAVAL

  • compre bebidas alcoólicas de locais reconhecidos e confiáveis;
  • desconfie de locais que vendem bebidas muito mais baratas que a média do mercado;
  • as bebidas devem ser translúcidas - não devem apresentar turbidez ou presença de elemento estranhos;
  • desconfie se a cor e/ou sabor do álcool estiver diferente do normal.

E, caso o folião desconfie que fez a ingestão de bebida alcoólica contaminada, ele deverá procurar atendimento médico o mais rápido possível.

 

Citação

Se você desconfiar que pode ter tomado álcool contaminado, deve procurar assistência médica de imediato

Ana Carolina Pessoa, nefrologista

Tags

Autor