Bebidas alcoólicas

Justiça da França obriga Instagram a remover conteúdo que promove bebidas alcoólicas

Para a Addictions France, associação que moveu a ação, a decisão do juiz constitui "uma vitória histórica contra o patrocínio do álcool online".

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Allan Petterson

Publicado em 07/02/2023 às 19:44
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A Justiça da França obrigou o Instagram, que pertence a empresa Meta, a remover o conteúdo de influenciadores que fizeram “publicidade ilegal” de bebidas alcoólicas, após denúncia de uma associação.

Segundo informações da AFP, a decisão diz respeito a 37 publicações divulgadas por cerca de 20 influenciadores que, juntos, somam mais de 5 milhões de seguidores no aplicativo.

A Meta, empresa de Mark Zuckerberg, informou que havia “aplicado” a decisão do tribunal, mas salientou que poderia recorrer da mesma.

Para a Addictions France, associação que moveu a ação, a decisão do juiz constitui “uma vitória histórica contra o patrocínio do álcool online”.

“Há 18 meses, a associação entra em contato com os influenciadores que promovem marcas de álcool (...) Embora alguns influenciadores sejam sensíveis a esta iniciativa, outros não respondem, ou, simplesmente, recusam-se a admitir a ilegalidade de suas publicações", expressou a associação.

Publicidade de bebidas alcoólicas é limitada na França

De acordo com a Lei de Evin, em vigor desde 1991, a publicidade de bebidas alcoólicas é estritamente limitada na França. A lei também proíbe qualquer publicidade ou propaganda em favor do tabaco.

O veredito proferido pela Justiça francesa também ordena que a Meta forneça à Addictions France a identidade real dos influenciadores em questão, incluindo seu nome, data, local de nascimento e número de telefone.

 

 

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