CEGUEIRA TEMPORÁRIA

Qual POMADA está causando CEGUEIRA? Veja o que diz a ANVISA

A Anvisa, desde janeiro, tem publicado alertas orientando sobre o uso das pomadas de cabelo e resoluções suspendendo produtos irregulares

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 10/02/2023 às 15:34 | Atualizado em 13/02/2023 às 11:27
X

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), desde dezembro do ano passado, tem publicado alertas que orientam sobre o uso de pomadas de cabelo, que fixam tranças e modelam os fios.

A Anvisa tem recebido denúncias e informações sobre casos de efeitos indesejáveis (cegueira temporária e traumas oculares) causados por pomadas de cabelo. 

Além de cegueira temporária (perda temporária da visão), os relatos dos pacientes são de forte ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça.

ANVISA POMADA DE CABELO

Nesta sexta-feira (10), a Anvisa publicou uma resolução em que interdita TODAS as pomadas para trançar, modelar ou fixar cabelos.

A medida, segundo a agência, é "preventiva e vale enquanto não forem concluídas as investigações de irritação ocular. Esses produtos não devem ser utilizados". 

A avaliação de risco feita pela Anvisa, em conjunto com o Ministério da Saúde e as Vigilâncias Sanitárias locais, indica que, diante do número de ocorrências, da distribuição geográfica e da diversidade de marcas envolvidas, a medida mais segura é interditar todos esses produtos até que todas as providências possíveis sejam adotadas para evitar novos eventos indesejáveis.

Assim, todas as pomadas para modelar e trançar cabelos estão com a comercialização proibida pela Anvisa.

Enquanto a medida estiver em vigor, nenhum lote de qualquer uma dessas pomadas de cabelo pode ser comercializado e não deve ser utilizado por consumidores e profissionais de beleza.

As pomadas que já foram adquiridas e existentes nas residências ou em salões de beleza não devem ser utilizadas neste momento.

POMADA PARA MODELAR CABELO

A Anvisa, desde janeiro, tem publicado alertas orientando sobre o uso das pomadas de cabelo e resoluções suspendendo produtos irregulares.

A agência ressalta que a população em geral deve fazer notificação diante de qualquer efeito indesejável (saiba como clicando aqui) que possa ser relacionado ao uso dessas pomadas de cabelo ou de outros cosméticos.

A Anvisa já publicou dois alertas e interdições sobre esses produtos. Veja as ações já adotadas pela agência para as pomadas de cabelo clicando aqui

POMADA DE CABELO CAUSA CEGUEIRA

Nos últimos dias, as emergências de saúde da Região Metropolitana do Recife têm notificado casos de pacientes com cegueira temporária decorrente de queimadura química nos olhos, provocada pelo uso de pomadas modeladoras.

Os casos de cegueira temporária e demais lesões nos olhos, decorrentes do uso de pomadas de cabelo, têm ocorrido também em outras cidades do Brasil.

Os produtos são utilizados para finalização dos penteados, especialmente neste período pré-Carnaval

A orientação da Anvisa é que as pessoas não usem nem comprem essas pomadas modeladoras.

"Se fez uso recente, lave os cabelos com cuidado, sempre lembrando de inclinar a cabeça para trás, para que o produto não entre em contato com os olhos", diz a agência. 

A Anvisa também orienta que, em caso de contato acidental com os olhos, deve-se imediatamente lavar os olhos com água em abundância. "Em caso de qualquer efeito indesejado, procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo de você. Em caso de efeito indesejado, notifique o caso à Anvisa por meio deste endereço (clique aqui)

O QUE ACONTECE SE PASSAR POMADA NO CABELO?

Segundo o oftalmologista Marcelo Valença, do Instituto de Olhos do Recife (IOR), a emergência da unidade registrou casos de queimaduras dos olhos e ceratites (inflamação da córnea) no último fim de semana. A cegueira temporária também está entre os incômodos causados por esses produtos.

"Em geral, os pacientes chegam com muita dor, porque as lesões na córnea causam bastante ardência e incômodo. São lesões perigosas e devem ser tratadas logo, pois têm risco potencial de gerar algum déficit visual", alerta o Marcelo.

A orientação do oftalmologista é não usar esse tipo de pomadas, até que os órgãos responsáveis possam esclarecer todos os casos e identificar os produtos utilizados nessas ocorrências.

Se acontecer de os olhos terem contato com algum desses produtos, e o paciente sentir algum incômodo, deve-se procurar uma urgência oftalmológica o mais rápido possível.

"É também muito importante evitar tratamentos caseiros, que só podem piorar a situação", recomenda Marcelo Valença.

A oftalmologista Ana Catarina Medeiros, do Instituto de Olhos Fernando Ventura (IOFV), também comenta que recentemente foram registradas muitas lesões na córnea, com a necessidade de uso de medicações analgésicas, de alto potencial, além do uso de lentes de contato, para proteger da dor.

"Na oftalmologia, a gente utiliza esse recurso para diminuir a dor de alguns pacientes que têm lesão de córnea. Ao longo do fim de semana, várias urgências relataram essas ocorrências, em hospitais privados ou unidades de pronto atendimento", destaca Ana Catarina.

"Fica, então, o alerta. São diversas marcas de pomada. Então, é bom se ligar nesse aspecto", acrescenta a médica. 

O QUE USAR NO LUGAR DA POMADA DE CABELO? 

Especialistas reforçam que, para os penteados, devem ser utilizados gel sem álcool e gelatina sem álcool.

As pomadas modeladoras têm sido utilizadas para penteados, principalmente em tranças. Os produtos têm sido procurados por deixar o cabelo mais consistente e fácil de modelar. Porém, em contato com a água, ele “derrete” e, ao tocar nos olhos, causa lesões, como cegueira temporária

POMADA MODELADORA CABELO

"Temos que ter cuidado com os produtos utilizados para essa finalidade (modelar cabelo/tranças), pois algumas pomadas modeladoras, ao entrar em contato com a água, podem escorrer pelo rosto e desencadear um processo de conjuntivite química", alerta a coordenadora de oftalmologia da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Ibura, Bárbara Freire

CEGUEIRA TEMPORÁRIA: OFTALMOLOGISTA FAZ ALERTA PARA POMADA DE CABELO  

CEGUEIRA TEMPORÁRIA POR POMADA DE CABELO: ONDE PROCURAR ATENDIMENTO

Os pacientes que precisarem de atendimento de urgência/emergência em oftalmologia podem procurar a Fundação Altino Ventura (FAV)

  • Fundação Altino Ventura (FAV) - Emergência - Endereço: Rua da Soledade, 170, Boa Vista - Recife/PE 

O atendimento também é oferecido nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do bairro do Ibura, Zona Sul no Recife, e de Jardim Paulista, na cidade Paulista, Grande Recife. Esses serviços funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana, com acesso por demanda espontânea. Confira abaixo: 

    • UPA Ibura – Pediatra Zilda Arns - Endereço: Rua Vale do Itajaí, S/N, Ibura – Recife/ PE
    • UPA Paulista – Geraldo Pinho Alves - Endereço: Estrada do Frio, 1000 – Aurora – Jardim Paulista - Paulista/PE

CUIDADOS COM POMADAS DE CABELO E OUTROS PRODUTOS QUE PODEM CAUSAR LESÃO NOS OLHOS

Para contribuir com os cuidados à saúde das pessoas, especialmente neste período de prévias carnavalescas, a oftalmologista Bárbara Freire traz 5 dicas de cuidados com os olhos. Confira: 

      • Não utilizar maquiagem fora da validade

"Geralmente usamos maquiagens mais coloridas nessa época do ano e, muitas vezes, aproveitamos os produtos do Carnaval passado. É preciso ter uma atenção com o prazo de validade desses produtos."

      • Evitar maquiagem com glitter/purpurina na área dos olhos

"Algumas vezes, o glitter entra em contato com os olhos e pode desencadear abrasões ou ceratites."

      • Ter cuidado com as lentes de contato

"Para esses usuários, é importante jamais dormir com as lentes. Mesmo chegando cansado, lembrar de remover as lentes de contato antes de dormir."

      • Ter cuidado com o uso de pomadas modeladoras e spray

"Elas podem gerar ceratites e abrasões, que, além de dor, também desencadeiam no paciente um quadro de baixa visual temporária."

      • Ter cuidado nas aglomerações

"Nesta época do ano, sempre há um aumento nos casos de doenças como conjuntivite. Devemos lavar sempre as mãos e evitar coçar os olhos, para diminuir o número de casos."

ANVISA PROÍBE POMADA DE CABELO

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem investigado marcas e fabricantes de pomadas de cabelo relacionadas a problemas de visão, como cegueira temporária, inflamações das pálpebras, conjuntivites e úlceras de córnea.

Desde a sexta-feira (10/2), uma resolução da Anvisa passou a proibir o uso de todas as pomadas para trançar, modelar ou fixar cabelos. A medida é preventiva e vale enquanto não forem concluídas as investigações de irritação ocular. Esses produtos não devem ser utilizados.

No último fim de semana, mais de 200 pessoas foram a emergências oftalmológicas em Pernambuco com problemas na visão, após o uso de pomadas para trançar cabelos. 

PROCON-PE/DIVULGAÇÃO
Anvisa proíbe comercialização e uso todas as pomadas para modelar e trançar cabelos - PROCON-PE/DIVULGAÇÃO

O Procon Pernambuco orienta o consumidor a denunciar os pontos de venda do produto no Estado, para que os locais possam prestar esclarecimentos. 

O órgão realizou, na terça e quarta-feira (dias 7 e 8), vistoria em pelo menos 15 estabelecimentos localizados na Região Metropolitana do Recife (RMR).

Na terça-feira (7), o Procon Pernambuco recolheu 31 unidades da Pomada Modeladora Ser Mulher Linha Master Fix Cristal.

A loja onde o produto era vendida fica no bairro de São José, no Centro do Recife

Já nesta quarta-feira (8), os fiscais também encontraram mais duas unidades da Pomada Modeladora Master Fix em um salão de beleza no bairro do Ibura, Zona Sul do Recife. 

Todas as embalagens foram recolhidas e enviadas à Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa). 

Tags

Autor