CELULITE INFECCIOSA SINTOMAS: saiba o que é a DOENÇA de RAFAEL CARDOSO e como tratar
Após Rafael Cardoso ser internado com celulite infecciosa, muitas dúvidas sobre a doença surgiram. Confira o que é, como tratar e os sintomas de celulite infecciosa.
A celulite infecciosa, também chamada de celulite bacteriana, foi o diagnóstico do ator Rafael Cardoso, 37 anos, que precisou ser internado e estará em tratamento no hospital até o fim do Carnaval.
Por ser uma inflamação na pele causada por bactérias, a celulite infecciosa exige tratamento médico imediato, com acompanhamento de um dermatologista ou infectologista.
As bactérias da celulites infecciosa são capazes de atingir as as camadas mais profundas da pele - a derme e a hipoderme -, o que compromete tecidos moles e pode até chegar aos vasos sanguíneos.
CAUSA DA CELULITE INFECCIOSA:
De acordo com a dermatologista titulada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Maria Fernanda Spada, há dois principais tipos de bactérias que causam inflamações como a da celulite infecciosa.
São elas a bactéria Staphylococcus aureus e a Streptococcus beta hemolítico, que fazem parte, em sua maioria, do Grupo A.
"Mas existem vários fatores de riscos que fazem com que o paciente desenvolva essa condição, como traumas na pele que rompem as barreiras de proteção", explicou a dermatologista.
Entre esses traumas, que podem resultar na porta de entrada para as bactérias da celulite infecciosa, estão: machucados, picadas e úlceras.
CELULITE INFECCIOSA NO ROSTO:
Por mais que a celulite infecciosa acometa em sua maioria adultos acima de 45 anos, atingindo áreas dos membros inferiores, casos como o de Rafael Cardoso, em que a celulite atinge o rosto, também são possíveis.
O ator contou que estava com uma foliculite (inflamação na estrutura onde os pelos nascem), localizada entre o rosto e o pescoço, que se agravou para a infecção da celulite.
CELULITE INFECCIOSA SINTOMAS:
Entre os sintomas mais comuns da celulite infecciosa estão:
- Área vermelha;
- Dor no local afetado;
- Inchaço (edema) e ínguas;
- Sensação de quentura no local da lesão;
- Mal-estar;
- Febre acima de 38ºC.
Em caso de suspeita de celulite infecciosa com o reconhecimento de alguns desses sintomas, procure um atendimento médico e aguarde o diagnóstico preciso de um especialista.
COMO É O TRATAMENTO DE CELULITE INFECCIOSA?
O tratamento da celulite infecciosa é baseado na administração de medicamentos receitados pelo médico que está acompanhando o caso do paciente.
Normalmente, é prescrito um antibiótico oral para os casos mais leves de celulite infecciosa e nos casos mais graves o remédio pode necessitar de uma dose maior, sendo injetável.
Em até 10 dias do início da medicação, o tratamento já começa a apresentar resultados.
Caso não seja tratada, celulite infecciosa pode levar a complicações sérias que geram uma infecção geral do organismo, como a septicemia, ou até a morte.
REFERÊNCIAS:
CELULITE INFECCIOSA: É PRECISO TER ATENÇÃO ÀS ALTERAÇÕES NA PELE - Portal Drauzio Varella. Acesso em 16/02/2023
Rafael Cardoso: entenda da o que é celulite infecciosa, doença que causou a internação do ator - OGlobo. Acesso em 16/02/2023