CÂNCER NO CÉREBRO TEM CURA? Veja detalhes sobre o tratamento do tumor cerebral
Tire suas dúvidas sobre o tratamento do tumor cerebral e saiba se câncer no cérebro tem cura
O câncer no cérebro é caracterizado pelo crescimento anormal de células do localizadas no Sistema Nervoso Central (SNC).
O diagnóstico do câncer no cérebro é feito com o reconhecimento dos sintomas, seguido pela realização de exames de imagem que mostrem precisamente o quadro do paciente.
Alguns exames capazes de identificar o câncer no cérebro são: ressonância magnética, tomografia e a tomografia por emissão de pósitrons (PET-CT).
FATORES DE RISCO DO CÂNCER NO CÉRREBRO:
Apesar dos fatores de risco do tumor cerebral ainda não serem completamente conhecidos, algumas síndromes genéticas foram identificadas como capazes de aumentar o risco do câncer no cérebro.
Os principais exemplos são:
1. Exposição do cérebro à radiação (normalmente por tratamento de outro câncer)
2. Histórico Familiar de doenças como:
- Esclerose tuberosa;
- Doença de von Hippel-Linda;
- Síndrome de Li-Fraumeni;
- Neurofibromatose tipo 1 e tipo 2.
CÂNCER NO CÉREBRO TEM CURA?
O câncer no cérebro tem cura em alguns casos, mas não são a maioria. O tratamento desse tipo de tumor normalmente foca em melhorar a qualidade de vida do paciente e atrasar sintomas fatais.
As formas de tratamento do câncer no cérebro se baseiam na remoção tumor por cirurgia, na realização de radioterapia ou quimioterapia e/ou na combinação dos três.
Por se tratar de uma doença complexa, uma equipe médica multidisciplinar precisa estar acompanhando o quadro do paciente, reunindo fisioterapeuta, enfermeiro, fonoaudiólogo, nutricionista, entre outros.
Atenção: As informações dessa matéria não substituem uma consulta médica. Procure avaliação clínica para obter um diagnóstico preciso e o melhor tratamento para câncer no cérebro.
CÂNCER NO CÉREBRO: Saiba quais são os PRINCIPAIS SINTOMAS
REFERÊNCIAS
Câncer do Sistema Nervoso Central - Instituto Nacional de Câncer (Inca). Acesso em 14/02/2023
Sobre o câncer - A.C.Camargo Cancer Center. Acesso em 14/02/2023