HPV

HPV SINTOMAS: O que é HPV, como identificar os SINTOMAS e como se PREVENIR

Saiba como identificar os sintomas do HPV e como ocorre a prevenção da doença

Imagem do autor
Cadastrado por

Natália Melo

Publicado em 27/02/2023 às 12:03
Notícia
X

O HPV (Papiloma Vírus Humano) é um vírus tão comum que prevê-se que ao menos um de seus muitos tipos atinja todos os homens e mulheres em algum momento da vida.

O HPV aloja-se nas regiões da vagina, ânus, pênis, bolsa escrotal e mãos, e a transmissão ocorre pelo contato da pele ou mucosa com área infectada, normalmente durante o ato sexual, ainda que não haja penetração.

Por causa disso, a infecção pelo HPV é considerada uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST).

Caso o indivíduo não tenha sido vacinado contra o HPV, poderá desenvolver doenças como verrugas genitais ou até mesmo câncer.

O Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês) denuncia que 99% dos casos de câncer no colo do útero estão relacionados com esse vírus.

Já no caso do câncer de ânus, 90% estão relacionados. No câncer de boca, são 70%. No câncer de pênis, a estimativa é 40%.

SINTOMAS DO HPV

Na maioria das pessoas, os sintomas da infecção pelo HPV nunca aparecem, tornando difícil a identificação e o tratamento.

Caso ocorram, costumam aparecer entre 2 e 8 meses desde o início da infecção, mas podem surgir até após 20 anos.

Os principais sintomas são verrugas nas regiões anais ou genitais. Podem ser únicas ou múltiplas, achatadas ou elevadas, e de diversos tamanhos. Normalmente são assintomáticas, mas podem acompanhar coceira.

Os vírus de HPV que causam verrugas são os de tipo 6 e 11, e geralmente não são cancerígenos.
Alguns tipos podem causar câncer, como os 16 e 18, responsáveis pelo câncer no colo de útero.

Os sintomas costumam surgir apenas em estágios avançados da doença, e incluem dores, inchaços e fadiga generalizada.

Saiba mais sobre o vírus HPV:

VACINA HPV

A prevenção do HPV começa com o uso do preservativo (camisinha), que também protege de outras ISTs, mas não é 100% eficaz. Nesse caso, é importante a realização de exames preventivos a cada 3 anos, além da vacinação.

A vacina é indicada para todas as crianças a partir dos 9 anos de idade, pois esta é a fase em que a resposta imune é mais eficaz, e quando ainda não houve contato com o vírus.

Porém, uma vez que existem vários tipos de vírus, as pessoas mais velhas e/ou que já foram infectadas também podem se beneficiar da vacinação.

REFERÊNCIAS 

Ministério da Saúdehttps://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/h/hpv. Acesso em 27/02/2023.

Sociedade Brasileira de Imunizaçõeshttps://familia.sbim.org.br/hpv. Acesso em 27/02/2023.

Tags

Autor