SAÚDE

Raquel Lyra lança programa Cuida PE Mulher para reduzir filas nos atendimentos de saúde às mulheres de Pernambuco

Maior fila de espera para realização de procedimento cirúrgico em ginecologia é para histerectomia total, com 5.240 pacientes

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 07/03/2023 às 21:58
Notícia
X

Na véspera do Dia Internacional da Mulher, o governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), lança o Programa Cuida PE Mulher. O objetivo é reduzir o tempo de espera das mulheres que aguardam consultas especializadas, procedimentos cirúrgicos e exames.

Para isso, o governo garante que intensificará ações voltadas para esse público. O programa será implantado ainda neste mês de março em toda rede de saúde pública estadual.

O Programa tem a finalidade de ofertar procedimentos e tratamento cirúrgico oportuno à população pernambucana, a fim de reduzir o tempo de espera por cirurgias eletivas, o que evita complicações secundárias à evolução da doença por perda do tempo cirúrgico.

O lançamento do Cuida PE Mulher aconteceu na noite desta terça-feira (7), na sede da Secretaria de Saúde de Pernambuco, no Bongi, Zona Oeste do Recife, pela governadora Raquel Lyra. 

"Quando realizarmos os atendimentos em cada lugar de Pernambuco, vamos estar atendendo ao povo mais necessitado e que precisa dos serviços públicos funcionando com qualidade. Esse é um trabalho que tem começo, mas não tem fim", ressaltou a governadora. 

Seguindo a meta do governo de reduzir as filas de espera por cirurgias eletivas, procedimentos que podem ser agendados e não são de urgência, o Programa Cuida PE Mulher ofertará desde mamografias e exames de raio-X até cirurgias de histerectomia total, mastectomia e laqueadura tubária.

"Observamos tantas realidades de mulheres no estado de Pernambuco que aguardam nessas listas por procedimentos ginecológicos, e hoje podemos anunciar que vamos cuidar de muita gente", destacou a secretária Estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti.

O programa também pretende melhorar a regulação hospitalar e ambulatorial, ampliar consultas e exames no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Atualmente em Pernambuco, a maior fila de espera para realização de procedimento cirúrgico em ginecologia é para histerectomia total (remoção de todo o útero, incluindo o colo), com 5.240 pacientes.

A lista conta ainda com tratamento cirúrgico de varizes unilateral (3.074), laqueadura tubária (3.069), miomectomia (1.515) e plástica mamária não estética (517).

Ao todo, o programa contemplará 46 tipos de procedimentos cirúrgicos diferentes.

Especificamente para o Cuida PE Mulher, são ofertadas mais de 7 mil consultas e exames na área de ginecologia, em hospitais, Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada (UPAEs) e clínicas conveniadas.

 

Tags

Autor