FILME A BALEIA: Obesidade, preconceito e estigma vividos por personagem de BRENDAN FRASER, vencedor do OSCAR
Veja o que causa e como tratar a obesidade mórbida
O ator Brendan Fraser depois de anos longe das telinhas, volta agora como protagonista em "A Baleia", interpretando um professor que após a morte de seu companheiro desenvolve uma compulsão alimentar.
O filme retrata a rotina e as dificuldades de uma pessoa que sofre de obesidade mórbida, além disso reforça uma reflexão acerca da gordofobia.
QUEM GANHOU O OSCAR DE MELHOR ATOR DE 2023?
Brendan Fraser ganhou o Oscar de melhor ator, consagrando sua volta a Hollywood. O artista, ficou famoso nos anos 2000 por protagonizar filmes de sucesso, como "A Múmia" e "Viagem ao Centro da Terra".
Segundo a UOL, o ator passou por um período complicado em sua carreira, quando não estrelou nenhuma produção relevante e enfrentou problemas de saúde.
FILME "A BALEIA": OBESIDADE
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), se estima que mais de um bilhão de pessoas no mundo têm obesidade - 650 milhões de adultos, 340 milhões de adolescentes e 39 milhões de crianças.
ATOR USA 130 KG DE PRÓTESE E GANHA OSCAR
O QUE É A OBESIDADE MÓRBIDA?
A obesidade é uma consequência do consumo excessivo de calorias, o que faz com que existam mais calorias acumuladas no corpo do que aquelas que se gastam durante o dia.
Como esse excesso não é gasto na forma de energia, é transformado em gordura.
A obesidade mórbida é uma forma de acúmulo excessivo de gordura no corpo, caracterizada pelo IMC maior ou igual a 40 kg/m².
Este tipo de obesidade é também classificado como grau 3, que é o mais grave, pois, neste nível, o excesso de peso coloca em risco a saúde e tende a diminuir o tempo de vida.
>> Leia mais: OBESIDADE: Saiba quais são os 3 tipos da doença e como é feito o tratamento. Confira
O QUE CAUSA A OBESIDADE MÓRBIDA?
A causa da obesidade é uma associação de vários fatores, que incluem:
- Consumo exagerado de alimentos muito calóricos, com alto teor de gordura ou de açúcar;
- Sedentarismo, pois a falta de exercícios não estimula a queima e facilita o acúmulo de gordura;
- Distúrbios emocionais, que favorecem a compulsão alimentar;
- Predisposição genética, pois quando os pais são obesos é comum que o filho tenha uma maior tendência a ter;
- Alterações hormonais, que é a causa menos comum, associada a algumas doenças, como síndrome do ovário policístico, síndrome de Cushing ou hipotireoidismo, por exemplo.
COMO TRATAR A OBESIDADE MÓRBIDA?
Este tipo de obesidade tem cura, mas para combatê-la é importante muita dedicação, com o acompanhamento médico e nutricional, de forma a reduzir o peso e tratar doenças associadas, como diabetes e hipertensão.
Além da prática de atividade física, para possibilitar a queima de gordura e aumento da massa magra. No entanto, em alguns casos, pode ser necessária a cirurgia bariátrica para minimizar esta condição.
Causas, consequências e tratamento da obesidade