Quimerismo

QUIMERISMO: Entenda a condição genética de Brisa em TRAVESSIA

Fenômeno raro no gene da protagonista de Travessia causa confusão em exame de DNA

Natália Melo

Publicado em 23/03/2023 às 8:42

No capítulo de terça (22) de Travessia, a protagonista Brisa (Lucy Alves) fez um exame de DNA para descobrir algum parente de sangue. O resultado, porém, a surpreende e causa um caos em sua vida.

Anteriormente, Brisa tinha feito um exame de paternidade para provar que Ari (Chay Suede) não é pai de seu filho, Tonho (Vicente Alvite), o que se provou mentira.

No entanto, pelo cruzamento de dados desse exame com a coleta de seu material genético, constava que a protagonista não é mãe de Tonho.

O resultado deixou Brisa bastante intrigada, que acusou Ari de ter falsificado os resultados.

Além disso, uma cigana já havia previsto isso anteriormente - o que Brisa nunca achou ser possível, pois deu à luz à criança.

O teste causa desconfiança entre os personagens, que sugerem que Brisa tenha sequestrado o bebê ou que ele tenha sido trocado na maternidade. Já da parte de Brisa, acusam que o teste é fraudulento.

A explicação para a situação complicada, porém, é bem mais simples: Brisa descobrirá nos próximos capítulos que tem quimerismo, uma rara condição genética cujo portador possui células com dois DNAs distintos.

Como acontece o quimerismo?

O quimerismo pode ter uma dessas duas causa:

• A primeira é que, no momento da fecundação, foram liberados dois óvulos, que por sua vez foram fecundados por dois espermatozóides diferentes. Posteriormente, nos estágios iniciais do desenvolvimento embrionário, eles se fundiram e se tornaram apenas um, com dois tipos de DNAs diferentes.
  • Outra maneira de o quimerismo ocorrer é por transplante de órgãos (o que não é o caso de brisa). Quando a pessoa recebe o órgão - que tem células com material genético do doador - ela fica com duas linhagens de material genético diferentes em seu corpo.

A condição não oferece nenhum risco à saúde, mas já obteve diversas repercussões jurídicas em testes de DNA e provas periciais genéticas.

REFERÊNCIAS:

Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) - https://ibdfam.org.br/artigos/1953/Quimerismo+em+seres+humanos%3A+as+incertezas+no+exame+de+DNA+e+seu+status+de+prova+pericial+absoluta+no+direito+de+fam%C3%ADlia+-+o+caso+de+%E2%80%9CBrisa%E2%80%9D%2C+em+travessia%2C+de+Gl%C3%B3ria+Perez#:~:text=A%20quimera%20%C3%A9%20uma%20palavra,c%C3%A9lulas%20geneticamente%20diferentes%5B5%5D.. Acesso em 23/03/2023.