PISO SALARIAL ENFERMAGEM: HOSPITAIS PRIVADOS devem ter financiamento do piso da enfermagem solucionado em breve
Deputado revela previsão para anúncio de solução financeira do piso salarial enfermagem do setor privado
A lei do piso salarial enfermagem foi suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por conta de uma falta orçamentária de custos para pagar o reajuste em instituições públicas e privadas.
Diante disso, desde de setembro, quando o piso salarial da enfermagem foi suspenso, diversas propostas foram apresentadas no Congresso Nacional para solucionar os impasses do pagamento.
De acordo com o deputado federal José Guimarães (PT-CE), as soluções para o custeio dos profissionais da rede privada com o piso salarial da enfermagem estão próximas de serem validadas.
SOLUÇÃO DO PISO SALARIAL ENFERMAGEM NA REDE PRIVADA:
Após reunião com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, o deputado José Guimarães informou que a rede privada pode receber novidades do piso da enfermagem na próxima semana.
“A informação que tivemos é que o custeio dos órgãos públicos está resolvido pela legislação aprovada ano passado", afirmou Clodoaldo.
"O impasse é sobre o custeio [do piso salarial da enfermagem] para os hospitais privados, mas o governo deve dar uma solução até a próxima semana”, revelou o deputado.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM: CÂMARA e SENADO na MIRA após REAJUSTE SALARIAL
SOLUÇÕES PARA O PISO DA ENFERMAGEM DO SETOR PÚBLICO:
Uma Medida Provisória (MP) que busca regulamentar o piso salarial enfermagem está em análise no governo federal, para ser editada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT).
A MP sugere o destrave do superávit financeiro de fundos públicos e do Fundo Social para ajudar o setor público a pagar o piso salarial da enfermagem entre 2023 e 2027.
Essa proposta tem o objetivo de derrubar o argumento do STF de que não há soluções orçamentárias sólidas o suficiente para efetivar o reajuste, dando fim a suspensão do piso salarial enfermagem.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM: PREFEITURAS começam a PAGAR PISO em 2023