Um menino de 10 anos, que morava em Camaragibe, no Grande Recife, morreu com suspeita de meningoencefalite no Hospital da Restauração (HR), no Derby, área central da capital pernambucana.
O óbito ocorreu na terça-feira (28) e foi confirmado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), em nota, na tarde desta quarta-feira (29).
É importante explicar o que é meningoencefalite.
COMO DIFERENCIAR MENINGITE DE MENINGOENCEFALITE?
Meningoencefalite é a junção de meningite (inflamação das meninges ao redor do cérebro e da medula espinhal) e encefalite (inflamação do cérebro propriamente dito).
O QUE PROVOCA MENINGOENCEFALITE?
Meningite e encefalite são doenças causadas por uma infecção bacteriana, viral, fúngica ou parasitária.
Ou seja, meningoencefalite é a inflamação das meninges e do cérebro.
QUAIS OS SINTOMAS DA MENINGOENCEFALITE?
O quadro de meningite pode vir com cefaleia, febre, letargia, convulsões e rigidez de nuca.
Nas encefalites, há alterações do estado mental (mudanças de personalidade ou confusão) ou cognitivo-comportamental, incluindo agitação e perda de memória.
No caso do paciente que foi a óbito no HR, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informa que o menino "iniciou sintomas no dia 19 deste mês, apresentando febre, cefaleia (dor de cabeça), vômito e episódios de convulsão".
O Hospital da Restauração realizou a coleta de exames laboratoriais de PCR (LCR e soro), com resultado não detectável para as bactérias (Neisseria meningitides e Streptococcus pneumoniae) e vírus (Haemophilus influenzae).
"Diante dos resultados laboratoriais e dos dados clínicos até o momento, descartou-se o óbito por Neisseria meningitides (meningite meningocócica), Haemophilus influenzae e Streptococcus pneumoniae, sem indicação de quimioprofilaxia (medida terapêutica para a prevenção da infecção) para os contatos", acrescenta a SES-PE.
O óbito por meningoencefalite segue em investigação, de acordo com a pasta.
Comentários