SAÚDE

HPV VACINA: Pernambuco volta às ESCOLAS para vacinar meninos e meninas contra HPV

Vacinação será realizada em 220 unidades de ensino de 163 municípios de Pernambuco

Cinthya Leite
Cadastrado por
Cinthya Leite
Publicado em 29/03/2023 às 18:33 | Atualizado em 29/03/2023 às 18:49
MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
Prioridade é garantir a cobertura vacinal preconizada de mais de 90% - FOTO: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

As Secretarias de Saúde (SES-PE) e de Educação (SEE) de Pernambuco promovem, nesta quinta-feira (30), uma ação de vacinação contra o HPV denominada de Dia M.

A campanha, que é parte do projeto Cuida PE Mulher, tem como missão levar a vacina contra o papilomavírus humano (HPV) para as escolas públicas de Pernambuco.

QUEM TEM QUE TOMAR A VACINA HPV? 

Serão vacinados contra HPV meninas e meninos de 9 a 14 anos de idade

A vacinação será realizada em 220 unidades de ensino de 163 municípios de Pernambuco.

Além de se vacinar contra o HPV, o aluno pode ainda atualizar a caderneta com os demais imunizantes do calendário básico nacional.

Por março ser o mês da mulher, o Dia M desponta como uma conscientização sobre a importância da vacinação dos adolescentes contra o HPV, principal causador do câncer de colo do útero.

Em Pernambuco, uma mulher em idade reprodutiva morre por dia em decorrência do câncer de colo do útero.

PARA QUE SERVE A VACINA HPV? 

Para a secretária de Saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti, a prioridade é garantir a cobertura vacinal preconizada de mais de 90%.

"No caso do Dia M, no mês que é considerado das mulheres, temos a intenção de mostrar a importância da imunização dos adolescentes contra o HPV, que leva tantas mulheres a morrerem de câncer do colo do útero. E a escola é um ambiente ideal; é onde encontramos essas meninas e meninos no lugar onde eles estão todos os dias", destaca a secretária.

Para avançar na vacinação no Estado, a partir de agora, será promovido um dia de vacinação nas escolas, nos mesmos moldes da ação desta quinta-feira (29).

As ações já começaram desde o início do ano.

Em janeiro e fevereiro foram aplicadas, em meninas e meninos pernambucanos (primeira e segunda doses), 36.411 vacinas. 

"Reforçamos a importância da vacinação contra o HPV como fator protetivo para o câncer de colo do útero. Contamos com a colaboração de todos para garantir também a proteção das crianças e adolescentes do Estado em relação a outras doenças", alerta a coordenadora do Programa Estadual de Imunização (PNI-PE), Magda Costa.

Comentários

Últimas notícias