VACINAÇÃO

VACINA GRIPE TETRAVALENTE: Vacina de ALTA DOSE contra GRIPE é incluída em calendário por entidade médica; veja quem pode tomar

A vacina contra gripe tetravalente de alta dose apresenta quatro vezes mais antígeno

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 30/03/2023 às 10:37 | Atualizado em 30/03/2023 às 10:44
Notícia
X

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM) acaba de atualizar o calendário de vacinação para idosos, com a recomendação da imunização, sempre que possível, com a vacina de alta dose quadrivalente contra gripe, principalmente para imunossuprimidos.

Com indicação para a prevenção da gripe causada por cepas de influenza A e B em pessoas a partir dos 60 anos, a vacina contra gripe tetravalente de alta dose apresenta quatro vezes mais antígeno.

O QUE É VACINA QUADRIVALENTE DA GRIPE? 

A vacina contra gripe de alta dose fornece resposta imune superior contra os casos de gripe na população idosa, bem como apresenta benefícios contra as graves complicações da doença.

A vacina de alta dose quadrivalente contra gripe está disponível apenas nas clínicas privadas de vacinação

QUAL A MELHOR VACINA DA GRIPE: TETRAVALENTE OU QUADRIVALENTE? 

A SBIM orienta que os idosos que não tiverem acesso à vacina de alta dose quadrivalente contra gripe devem procurar a prevenção com qualquer outra vacina contra gripe disponível (como a trivalente) e indicada para a idade e/ou condição clínica.

QUEM PODE TOMAR VACINA QUADRIVALENTE DE ALTA DOSE CONTRA GRIPE? 

A atualização de recomendação de uma vacina especial para idosos tem o objetivo de protegê-los ainda mais de uma doença que pode causar consequências graves e imprevisíveis, especialmente na população com 60 anos ou mais.

Com o envelhecimento, o sistema imune passa por um processo natural de enfraquecimento, chamado imunossenescência.  

Como resultado desse declínio progressivo do sistema imunológico, o organismo fica mais suscetível a algumas doenças e infecções e pode também ocorrer uma diminuição da resposta vacinal.

Como exemplo, um estudo demonstrou que idosos permaneceram com maior risco de acidente vascular cerebral (AVC) até 2 meses após uma infecção pelo vírus influenza, o vírus da gripe.

Além disso, adultos com mais de 65 anos representam nove em dez mortes relacionadas à gripe e 63% das hospitalizações relacionadas à doença.

Tags

Autor